Práticas de Gerenciamento de Portfólio em Organizações Brasileiras
Resumo:
Este trabalho teve como principal objetivo verificar a utilização de práticas de gerenciamento de portfólio em organizações brasileiras, por meio de uma pesquisa de opinião com profissionais atuantes na área. A pesquisa utilizou um questionário aderente às práticas do project management institute, composto por 21 questões: Seis sobre características profissionais e organizacionais e 15 sobre gerenciamento de portfólio, onde estas últimas utilizaram uma escala likert, comum em pesquisas de opinião. O questionário foi enviado a 140 profissionais selecionados, dos quais 42 responderam, sendo 55% destes com tempo de experiência superior a dez anos e 57% atuantes em empresas de grande porte. O trabalho visou informar às organizações em relação aos desvios que podem ser encontrados, tanto em seus processos de gerenciamento de portfólio, quanto na percepção dos seus funcionários sobre os mesmos. Além de identificar desvios comuns às organizações, destacou-se a importância e os benefícios do gerenciamento de portfólio como disciplina imprescindível ao sucesso organizacional.
Publicado: MundoPM - Fev/Mar 2012
Pág. 20
::: Autor do artigo
Amanda Bennicasa
PMP, Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Consultora de Projetos na Indra Politec.
Luis Augusto dos Santos
PMP Eng. Eletricista, pós- -graduado. Professor de MBA em Gerenciamento de Projetos: Centro Univ. FEI, Univ. Mackenzie, INPG e Sustentare. Instrutor de PMO e Portfólio do International Institute of Learning. Ex-Presidente do Project Management Institute, São Paulo, Brasil Chapter.