Satisfação no trabalho – Um framework conceitual e uma agenda de pesquisa
Resumo:
A satisfação no trabalho é um tema muito buscado nas organizações atuais. Baseado em teorias anteriores e pesquisas empíricas, este artigo explora as relações existentes de causas e efeitos entre os antecedentes que contribuem com a satisfação ou a insatisfação no trabalho e suas consequências sobre as pessoas. Aqui também se propõe uma nova estrutura conceitual para se estudar e explicar melhor tais relações e adicionar o assunto à literatura, provendo implicações para estudiosos e gerentes praticantes. Esta pesquisa é a continuação de um artigo publicado no Journal of American Academy of Business, Cambridge. 1-15. (Ghazzawi, 2008), chamado “Satisfação no trabalho dentre profissionais da tecnologia da informação nos EUA: Um estudo empírico”. Contudo, aqui, vai ser apresentada uma ampla revisão da literatura e sugerida uma nova estrutura conceitual para entender os antecedentes, incluindo a satisfação de vida e as consequências da satisfação ou insatisfação dos colaboradores. A pesquisa também proporciona dados para um programa de aprofundamento do tema satisfação no trabalho.
Publicado: MundoPM - Dez/2010 Jan/2011
Pág. 9