Gestão de Inovação de Produtos na Era do Conhecimento
Resumo:
Inovação diz respeito a mudanças e novidades. As mudanças podem ser relativas ao produto, ao processo e também à forma organizacional e de trabalho, de tecnologia, de marketing e de negócios. Já as novidades podem ter vários níveis de magnitude: incrementais, radicais, plataformas, ruptura e com base em novos valores. Entretanto, a relatividade é um fator substancial nesse raciocínio, pois uma tecnologia pode ser novidade em um setor específico ou já ser utilizada há anos em outro setor; ou, então, um produto pode ser novidade em uma determinada região e em outras já lançado há algum tempo. Este artigo é a síntese de alguns capítulos do livro “Gestão de Inovação de Produtos: Estratégia, Processos, Organização e Conhecimento” dos professores Sérgio Takahashi e Vânia Passarini Takahashi. O objetivo é apresentar elementos da gestão de inovação de produtos na era do conhecimento.
Publicado: MundoPM - Out/Nov 2007
Pág. 68
::: Autor do artigo
Prof. Dr. Sérgio Takahashi
Professor do departamento de Administração da FEARP da USP no programa de graduação em Administração e pós-graduação. Engenheiro formado pela EESC-USP com especialização em Projetos de Produtos e Processos, mestre e doutor em Engenharia pela EESC-USP. Pós-doutorado e professor visitante pela Carleton University no Canadá em Administração de Negócios....
Profa. Dra. Vânia Passarini Takahashi
Professora de Administração Farmacêutica, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP), desde 1994. Engenheira de produção formada pela Universidade Federal de São Carlos, com cursos de mestrado e doutorado em engenharia pela EESC/USP. Realizou seu doutorado sandwich e foi professora visitante no...