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::: Blog MPM

Complexidade em Gerenciamento de Projetos

07 11 2013

Os projetos estão se tornando cada vez mais complexos. Novas tecnologias surgem, o contexto organizacional é mais volátil e as demandas de mercado se modificam com grande velocidade. A preocupação em adquirir novas ferramentas e técnicas, desenvolver e adaptar conceitos e processos é crescente. Afinal, ideias velhas não resolvem problemas novos.

O Project Management Institute, compreendendo essa preocupação, realizou uma pesquisa a respeito da complexidade no gerenciamento de projetos (PMI Pulse of the Profession – Navigating Complexity). Os resultados do estudo apontam que a complexidade nos projetos está aumentando não apenas do ponto de vista técnico mas principalmente nos aspectos de incerteza, ambiguidade e multiplicidade de stakeholders.

A pesquisa aponta que as organizações precisam desenvolver três competências estratégicas para navegar esse ambiente de incerteza.

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Figura 1 – Competências estratégicas (PMI, 2013)

O fato é que as maiores causas de fracasso em gerenciamento de projetos estão relacionadas a integração, comunicação e gestão de stakeholders. Em parte, isso se deve às próprias metodologias, padrões e guias de gerenciamento de projetos (CARVALHO; RABECHINI Jr, 2009).

Como já mencionamos em diversos posts aqui no Blog MundoPM, gerenciar projetos é uma atividade sujeita a contingências. Não podemos afirmar que existe uma única teoria de gerenciamento de projetos. Estamos longe disso. Entretanto, existe conhecimento técnico, métodos e ferramentas para gerenciar projetos. Muitas vezes, essas ferramentas são mal compreendidas e mal aplicadas.

O gerente de projeto e sua equipe devem ser capazes de determinar qual metodologia, processos e ferramentas serão adotados para cada projeto. Não existe “one size fits all” (veja o post sobre valores conflitantes e o post sobre Strategic Project Leadership). Portanto, o sucesso em gerenciamento de projetos depende do desenvolvimento de práticas sustentáveis de gestão que vão além do projeto em si:

  • Maturidade em gerenciamento de projetos, cultura e governança com destaque para o papel dos patrocinadores
  • Liderança, aprendizado e desenvolvimento de competências com foco em liderança
  • Engajamento, comunicação e visão sistêmica das partes interessadas

Segundo Freeman (2010), precisamos de gerenciamento para os stakeholders, eles são o foco. É necessário substituir o paradigma de gerenciamento de stakeholders por gerenciamento para os stakeholders. Morris (2013) reforça a quebra de paradigma dizendo que o gerenciamento de projetos deve ser visto como gerenciamento para projetos, isto é, técnicas de gestão, abordagens e conhecimentos de gestão e administração, aplicados aos projetos.

Ou seja, compreender a teoria, conceitos e métodos é mais importante do que dominar um framework ou sequência de processos. Não menos importante, o foco deve estar sempre nos stakeholders (leia este post).

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Figura 2 – Managing stakeholders as clients (TRENTIM, 2013)

Para saber um pouco mais sobre os resultados da pesquisa, veja este link em português. Também recomendo visitarem o Blog do PMI, Voices on Project Management para se manterem atualizados em diversos tópicos de gerenciamento de projetos.

Aproveitando o tema complexidade, na próxima semana vamos conversar sobre OBEYA – A Grande Sala de Projetos! Não percam.

::: Autor do post