Produtividade em Reuniões de Projeto
Resumo:
O objetivo deste artigo é entender se as reuniões dos executivos brasileiros que trabalham em projetos são produtivas e quanto se gasta com improdutividade. Foi aplicada uma pesquisa online por amostra por conveniência, em função do custo e tempo necessário. Obtiveram-se 239 respondentes para todas as 16 perguntas realizadas. Os resultados mostram que há práticas realizadas que condizem com o que a literatura preconiza para boa produtividade em reuniões, porém observou-se que, na amostra dos respondentes, há improdutividade de 41 minutos por reunião realizada. Isso provoca a comunidade de gerenciamento de projetos a refletir sobre melhores práticas de produtividade em reuniões, bem como a necessidade da realização de uma pesquisa por amostragem probabilística para alcançar uma população de maior abrangência. Embora haja pesquisas fora do Brasil que abordem esse tema, não foi possível encontrar com facilidade literatura brasileira dedicada a este tema. Isso aponta, ainda, necessidade que mais pesquisadores se voltem à questão.
Publicado: MundoPM - Dez/2015 Jan 2016
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::: Autor do artigo
Luiz Henrique de H. Gomes Portella
Gerente de Programa do PMI-Rio de Janeiro, consultor, professor e palestrante de projetos, programa e portfólio. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute. Possui especialização internacional como MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e curso para executivos em Gestão de Projetos Internacionais pela George Washington...
Márcia Magalhães
Mestre em administração de empresas, com experiência na gestão de projetos e processos e na coordenação de equipes em projetos da Fundação Getúlio Vargas, onde atuou como consultora e pesquisadora. Atualmente, desenvolvendo trabalhos como analista no escritório de projetos. Experiência nas áreas de gerenciamento de projetos, pesquisa e análise...
Marcus Mentzingen
Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da FGV/RJ. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Formado em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Como profissional, possui mais de 20 anos de experiência, e exerceu cargos de...