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Eventos

PM Real Lessons Learned – Workshop

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Conteúdo:

 Você quer vivenciar o que dá certo em um projeto real? E o que dá errado também?

O PM Real Lessons Learned & Lab. é um workshop que combina a vivência de planejamento de um projeto simulado com a coletânea de aprendizados reais contidas no livro Lessons Learned – 40 casos reais: alguns engraçados, outros emocionantes ou situacionais. O livro foi escrito por dois profissionais que acumulam mais de cinco décadas de experiências, com perfis e experiências complementares, que ministrarão o workshop com o propósito evidenciar as armadilhas dos projetos, estimular a replicação das ações positivas e adaptar as boas ideias, de acordo com os interesses e necessidades dos participantes.

Este workshop é destinado a participantes de projetos em qualquer nível, gerentes, executivos, interessados no tema Gerenciamento de Projetos e, sobretudo, àqueles que têm pouco tempo disponível, mas querem pensar, refletir, rir, aprender e praticar.

Por meio de dinâmicas que ocorrem “ao vivo”, os participantes são observados pelas suas equipes e pelos autores do livro, tendo como contexto as referências de projetos reais! Assim, os feedbacks e a aprendizagem moldarão o comportamento e as decisões de forma natural e espontânea, pois ficarão integrados na personalidade e memória subjetiva do profissional, evidenciando ações, atitudes, valores e princípios que levam a bons resultados em projetos, indicando o que já deu certo e mostrando como erros podem ser evitados.

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::: Carga Horária e Cronograma

Programação
Inicio Fim Atividade
8:00 8:30 Recepção e café temáticos: “A vida como ela é”.
8:30 8:45 Abertura, estrutura do workshop e formação das equipes.
8:45 10:15 Imersão 1: Real Life Management: “O projeto como ele é”.
10:15 10:40 Experiências vivenciadas: “As primeiras lições como elas são”.
10:40 11:00 Coffee-break – Lessons Network.
 
11:00 12:40 Debriefing 1: “O projeto como ele deve ser”. Construção de links das experiências vivenciadas com as lições de projetos reais do livro Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos.
12:40 14:00 Almoço (livre)
14:00 15:20 Imersão 2: Práticas de Lessons Learned.
 
15:20 15:40 Coffee-break – Lessons Network.
15:40 17:30 Debriefing 2: “As lições como elas devem ser”. Construção e padronização das experiências vivenciadas, recomendações e templates que potencializem novas aprendizagens.
Encerramento

::: Conteúdo Programático

O que você aprenderá durante este workshop?

 

Prepare-se! Reunimos os elementos essenciais para você obter sucesso em um projeto, vivenciados por meio de aprendizagens reais contidas no livro “Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos” e experimentados na prática!

 

A expressão Lessons Learned (Lições Aprendidas) é usual na área de Gerenciamento de Projetos, mas não é exclusiva. Se por um lado, a importância das Lessons Learned é amplamente divulgada em cursos, palestras e artigos; por outro, a experiência prática permite afirmar que pouco uso efetivo se faz delas. Saber o que deu certo nos projetos e procurar replicar esses acertos em outros projetos, ou saber o que falhou em determinados projetos e procurar evitar a ocorrência dos mesmos erros, tem uma ligação íntima com gestão do conhecimento e com benchmarking.

 

As seguintes questões serão apresentadas e respondidas de modo construtivista no transcorrer do workshop, potencializando as vivências no projeto simulado proposto no evento, as lições reais contidas no livro Lessons Learned e as experiências profissionais dos participantes:

  • As Lessons Learned expõem os profissionais e seus erros passados?
  • Por que são tão pouco utilizadas?
  • Falta tempo para registrá-las? A atividade de registrar é burocrática? Não é sistematizada? Os sistemas de informação não são amigáveis para o registro e a recuperação das Lessons Learned?
  • As Lessons Learned se desatualizam rapidamente ou gostamos de “reinventar a roda” o tempo todo?
  • Há dificuldades em se estabelecer um padrão (fácil) para registrá-las?
  • As informações das Lessons Learned são confidenciais e não devem se tornar públicas na organização?
  • As Lessons Learned não deveriam ser capturadas a qualquer momento de um projeto?

 

Nota: os participantes receberão um exemplar do livro “Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos: 40 lições aprendidas” de autoria dos palestrantes, lançado pela Editora M. Books de São Paulo em 2015.

 

Referências (internacionais e nacionais):

 

ABPMP® – ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. Versão 3.0, Brasil: ABPMP®, 2013.

ALDERTON, Matt. Blueprints for knowledge. v. 29, n. 6, PM Network, June/2015, p. 28-47.

 

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A.. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

CUMMINGS, J.N. Economic and business dimension: geography is alive and well in virtual teams. Communications of the ACM, v. 54, n. 8, p. 24-26. Aug., 2011.

 

DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

 

DE SORDI, José Osvaldo. Tecnologia da Informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

 

GLADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. São Paulo: sextante, 2008.

 

GREENE, Robert; ELFFERS, Joost. As 48 leis do poder. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

 

HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos Fundamentos: um guia prático para quem quer certificação em Gerência de Projetos. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 

LAMBERT, Douglas M.; STOCK, James R.; ELLRAM, Lisa M. – Fundamentals of logistics management. New York: McGraw-Hill, 1998.

 

MANDARINI, Marcos. Segurança Corporativa Estratégica: fundamentos. Barueri: Manole, 2005.

 

MATTOS, José Roberto Loureiro de; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005.

 

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Gestão da informação e do conhecimento. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001, p.111-142.

 

OLIVEIRA, Djalma P.R.. Administração de processos. São Paulo: Atlas, 2005.

 

PENSEL, Sofia; WIDÉN, Kristian. Creating Knowledge of End Users’Requirements: the interface between firm and project. Sep/2010. Project Management Journal, v. 41, n. 4, p. 122-130.

 

PINTO, Donatella; FENZI, Mauro; FREGNAN, Ezio. Project and People Management: una guida operativa. Milano: Mc Graw-Hill, 2013.

 

PMI® – Project Management Institute. Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 5. ed. Pennsylvania: Project Management Institute, 2013.

 

RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por Competências. São Paulo: Educator, 2001.

 

SAVATER, Fernando. Ética para la empresa. Barcelona: Conecta, 2014.

 

STOLLENWERK, Maria Fátima Ludovico. Gestão do conhecimento: conceitos e modelos. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001, p.143-163.

 

TERRIBILI FILHO, Armando. GODZIKOWSKI, Anderson R.. Lessons Learned em gerenciamento de projetos: 40 lições aprendidas. São Paulo: M. Books, 2015.

 

TERRIBILI FILHO, Armando. Gerenciamento dos Custos nos Projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Coleção “Grandes Especialistas Brasileiros em Gerenciamento de Projetos”.

 

TURBAN, Efraim; RAINER JR., Kelly; POTTER, Richard E. Introdução a Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

 

ULRICH, Dave; SMALLWOOD, Norm; SWEETMAN Kate. O código da liderança: cinco regras para fazer diferença. Rio de Janeiro: Bestseller, 2009.

 

XAVIER, Carlos Magno da Silva; WEIKERSHEIMER, Deana; LINHARES, José Genaro; DINIZ, Lucio José. Gerenciamento de aquisições em projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

::: Palestrantes

Armando Terribili

Professor e Consultor
Doutor e pós-doutor em Educação, mestre em Administração. Diretor executivo da IMPARIAMO Cursos e Consultoria. É professor de cursos de pós-graduação na Universidade Positivo, ESIC e UNIVALI. Foi diretor de projetos da Unisys, onde atuou por mais de 26 anos, além de empresas como Alcan e Spal (Coca-Cola). Docente por mais de 10 anos na FAAP, tendo sido professor titular.
Tem publicações científicas na Itália, Espanha, Portugal, EUA, México, Costa Rica Colômbia, Chile e Argentina. Autor dos livros: Indicadores de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Projetos em 7 Passos e Gerenciamento dos Custos nos Projetos. Certificado Black Belt nos EUA. Certificado PMP® desde 2003.

Anderson Roberto Godzikowski

Professor e Consultor
Desde 2009 é diretor de projetos da SMART Consulting Group e professor de cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos. Atua em projetos desde 1994 em empresas como PWC e Unisys, entre outras, nas quais conduziu mudanças e transformações de diferentes portes, setores e culturas, em dezenas de cidades brasileiras.
Administrador, pós-graduado em Gestão de TI, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui a certificação PMP® e certificações nos Sistemas de Gestão Empresarial (ERPs) SAP, Oracle, JDEdwards e Microsoft Dynamics. Conselheiro do PMI®/PR. Desde 2009 é voluntário do PMI/®PR e PMI®/SC e desde 2013 da ABPMP®/PR.
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