O lado Psicológico no Gerenciamento de Equipes de Projetos
Sobre o Artigo: Normalmente as pessoas que executam trabalhos de rotina numa estrutura organizacional tradicional, o processo de trabalho permite que as pessoas se conheçam bem, as características boas e as menos desejáveis. Com o passar dos anos, uma ordem e uma estrutura de equipe são estabelecidas no departamento e você aprende como lidar com os outros colegas individualmente.
No trabalho orientado a projeto as atividades são diferentes a cada projeto e requerem competências diferentes, então a equipe do projeto é organizada novamente para atender aos novos requisitos e está em constante reorganização, o que aumenta a probabilidade de que colegas que não se conhecem tão bem e tenham que trabalhar juntos. O que eleva o risco de mal-entendidos e conflitos em tais situações.
As especificidades dos ‘relacionamentos superficiais’ dentro de uma equipe de projeto são importantes elementos para entender a psicologia de tais situações, assim o gerente de projeto pode avaliar melhor o comportamento de seus colegas e, se necessário, conduzi-los para uma direção mais adequada. …continue leitura com download do artigo.
Autor: Leif RogellPublicado: MundoPM - Out/Nov-2020
Pág. 48-55