Modelo de Avaliação de Competências Aplicado à Implementação do PMO
Resumo:
Este artigo traz os resultados práticos da utilização de um modelo de definição e avaliação de competências durante a criação do Escritório de Projetos na área de Tecnologia da Informação de uma grande empresa brasileira do segmento de Seguros.
Degustação:
São muitos os desafios que um PMO enfrenta em seu início de atuação. Dependendo da estratégia e dos motivadores que levaram à sua criação, algumas prioridades devem ser estabelecidas para que o valor agregado com sua implementação seja percebido e principalmente sustentável. Invariavelmente, o processo de implementação passa pela avaliação do tradicional tripé Pessoas-Processos-Ferramentas. Não obstante, entender a cultura organizacional e o contexto da mudança em que este PMO estará inserido também são fatores críticos para o sucesso dessa implementação, sob pena de frustrarmos as expectativas dos stakeholders diretamente afetados, sejam eles os profissionais que atuarão neste PMO, clientes, pares e parceiros na organização. O trabalho apresentado neste artigo levou em conta todos os aspectos supracitados no momento de planejar e executar a estratégia relacionada às pessoas, almejando a efetiva implementação do referido PMO no departamento de TI…LEIA MAIS
Publicado: MundoPM - Dez/2015 Jan 2016
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::: Autor do artigo
Fabio Pitorri
Diretor técnico da EP3 Solutions e atua há 15 anos como funcionário, consultor, palestrante e docente de diversas instituições na área de gestão organizacional de projetos. É bacharel em Administração com mestrado pela Georgetown University, pela ESADE Business School e pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 7 credenciais oferecidas pelo...
Ana Costa
PMP, é gerente do PMO da Porto Seguro Seguradora. Formada em Engenharia Eletrônica pelo CEFET-RJ e graduou-se em 2011 no Programa PMO MASTER CLASS. Possui um MBAs em Tecnologia pela COPPE- RJ e em Gestão Estratégica da Informação pela UFRJ. Com 18 anos de experiência nas áreas de Tecnologia...