//
Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro
//

::: Artigo

Jogos de Empresas para Gerenciamento de Projetos

16 02 2017
MPM_28_artigo05_AF00

Resumo:
Ensinar gestão de projetos nunca foi tarefa fácil porque os temas envolvidos são ao mesmo tempo abrangentes e complexos. Além disso, levar os participantes de um treinamento a praticarem gestão de projetos em sala de aula requer que se tenha algum mecanismo que simule as situações típicas de um projeto. Este artigo trata sobre o uso de jogos de empresas para ensinar gestão de projetos. Inicialmente serão apresentados os fundamentos sobre jogos de empresas e sobre competências em gestão de projetos, sendo apresentado, a seguir, um estudo de caso sobre a aplicação dessa abordagem em um curso de pós-graduação. O estudo teve como principal objetivo compreender como o uso dessa abordagem pode contribuir para a efetiva aprendizagem de gestão de projetos de uma maneira vivencial. O principal resultado obtido foi uma visão estabelecida sobre como executar jogos de empresas de maneira alinhada às proposições da andragogia, que é a disciplina que trata do ensino de adultos. Ao final do artigo, são apresentadas as análises sobre os resultados do estudo de caso e uma reflexão sobre como essa abordagem pode ser usada para o processo de ensino-aprendizagem de gestão de projetos.

Autores: Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spínola, Cláudio Luís Carvalho Larieira

Publicado: MundoPM - Ago/Set 2009
Pág. 32
R$ 11,30
Comprar

::: Autor do artigo