Gerenciamentode Custos: Estimativas, controle e ação
Resumo:
Gerenciar os custos de um projeto torna-se vital para o sucesso de um projeto, considerando as limitações orçamentárias das organizações na atualidade. Nesse contexto, os quatro processos contidos no PMBOK abordam com propriedade os aspectos relativos ao planejamento e ao controle. Quanto ao planejamento, as estimativas devem ser realistas e contemplar aspectos nem sempre mencionados nas publicações oficiais de gerenciamento de projetos, como: comemorações pelas conquistas da equipe do projeto, premiações por desempenho no projeto e promoções de profissionais da equipe durante a execução do projeto. Quanto ao controle, se uma organização não pretende utilizar o método do Earned Value, que se utilize um método fácil e prático tendo por base o plano de trabalho, que deve ser periodicamente revisado. O “exceder o orçamento” é decorrente de problemas variados, como: atrasos, mudanças no escopo, estimativas de prazos e custos excessivamente otimistas, desempenho dos profissionais aquém do planejado, acréscimo de preços nos insumos do projeto e re-trabalhos. Assim, gerenciar os custos do projeto de modo profissional torna-se, no mínimo, condição necessária para o sucesso de um projeto. Todavia, não é uma condição suficiente.
Publicado: MundoPM - Ago/Set 2014
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