Educação em Gerenciamento de Projetos e o Impacto da Disciplina Gerenciamento da Integração
Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada com 41 pós-graduandos em Gerenciamento de Projetos de uma instituição de educação superior localizada na região sul do país, tendo por base a disciplina relacionada à área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Guia PMBOK® do PMI®. O objetivo da pesquisa foi evidenciar a importância da disciplina “Gerenciamento da Integração” e propor um instrumento complementar de aferição da aprendizagem. A aplicação do instrumento avaliativo nessa pesquisa possibilitou identificar uma melhoria de 30% no aproveitamento dos alunos, comparando-se os resultados obtidos no início da disciplina e em seu encerramento.
Palavras-chave:
aprendizagem em gerenciamento de projetos; gerenciamento da integração.
Publicado: MundoPM - Ago/Set 2016
Pág. 24
::: Autor do artigo
Armando Terribili Filho
Pós-doutorado em Metodologia de Gerenciamento de Projetos, Doutor em Educação pela UNESP, mestre em Administração de Empresas. Professor da Universidade Positivo, ESIC e UNIVALI. Certificado PMP desde 2003. Certificado nos EUA como Black Belt. Autor de vários livros na área de Gerenciamento de Projetos. Tem publicações em países como...
Thiago Ayres
Consultor, Professor, instrutor e palestrante internacional nas áreas de governança, gestão, inovação e liderança. Mestre em Governança Corporativa pelo ISAE, pós-graduado MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute. Especializações internacionais Master in Project Management pela George Washington University...