Diferenciando os Alinhamentos Estratégicos de Projetos
Resumo:
A literatura tem tratado o alinhamento de portfólios, programas e projetos às estratégias organizacionais, principalmente, via as opções de categorização e seleção de projetos em seus portfólios de programas e projetos, utilizando variáveis relacionadas à melhor performance para a organização, como priorização frente aos objetivos estratégicos, riscos e recursos. Porém, existe a necessidade de entender que existe uma diferença com o alinhamento tendo como base não só a escolha de quais são os projetos a serem desenvolvidos (ênfase do PPM), mas como eles devem ser desenvolvidos para coadunar objetivos estratégicos e performance em gerenciamento de projetos através de elementos como estratégia, organização, cultura, processos, ferramentas e métricas do projeto em si. Essa abordagem vem sendo aplicada em menor grau na literatura especializada. Criado por SHENHAR (2004), o Strategic Project Leadership® (SPL) descreve um modelo para gerenciamento estratégico de projetos que, diferentemente do modo clássico (que se inicia por O QUÊ deve ser feito), considera fatores de nível superior como armas fundamentais para planejar e gerenciar projetos. Esses fatores são: estratégia do projeto, organização, processos, ferramentas, métricas e cultura.
Publicado: MundoPM - Abr/Mai 2009
Pág. 14
::: Autor do artigo
Ana Helena Moreira
Desde 1993, Ana Helena tem exercido o papel de Gerente de Projetos em Empresas como Braskem, Mahle, Itaú, em diversas áreas. Atualmente sua atuação está voltada à consultoria de formação e implantação da plataforma GRI. Graduada em Estatística pela USP e mestre em administração pela FEA-USP. | ahmoreira@gri.co
Fabio Medeiros
Engenheiro eletrônico formado pela Northeastern University, Boston, Massachusetts, com trabalhos de pós-graduação em Transmissão de Dados Eletrônicos pela mesma universidade, especialização em Economia pela Boston University e em Finanças Corporativas pela FGV ( GVPEC). Realizou cursos de negócios na telecomunicação pela Business School São Paulo (BSP), e Marketing Empresarial...