Desenvolvendo o processo de aprendizagem em equipes de projetos
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de apresentar competências que auxiliem equipes a potencializar seu processo de aprendizagem no desenvolvimento de projetos, de forma a melhorar os resultados a serem alcançados. Tais competências, definidas a partir de uma ontologia tipo C.H.A.V. (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Valores), foram identificadas por meio de pesquisa bibliográfica e na ontologia para, em seguida, serem validadas por meio da aplicação de um questionário junto a equipes de projetos de organizações do Governo Federal do Brasil. Os resultados sugerem um conjunto de competências necessárias para que as equipes deem saltos de desempenho, e mostram os graus de importância e de domínio reconhecidos pelas equipes pesquisadas em relação a essas competências.
Publicado: MundoPM - Fev/Mar 2010
30
::: Autor do artigo
Isabela Mendes Gaya Lopes dos Santos
Possui mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e graduação em Administração com Especialização em Análise de Sistemas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2003). Possui certificação PMP e atualmente é consultora em gerenciamento de projetos da Fundação Getúlio Vargas...
Gentil José de Lucena Filho
Coach Ontológico Sênior; Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre Conversas nas Organizações – LabCon – da Homero Reis e Consultores. É coach ontológico certificado, desde 1997, pela antiga The Newfield Group, em parceria com o Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM). Foi professor universitário durante 38 anos....
Rodrigo Pires de Campos
Possui formação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em Cooperação Internacional pela Universidade de Nagoia, Japão. É professor do mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília (UCB) e pesquisador da Diretoria Regional da Fiocruz em Brasília (DIREB/FIOCRUZ),...