Contrato psicológico e a gestão de projetos como competência essencial das organizações

Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar três conceitos que se correlacionam com o fenômeno do desenvolvimento da gestão de projetos como competência essencial de uma organização. Entende-se que a competência em gestão de projetos é a capacidade do indivíduo de atender aos resultados necessários à perenidade de sua organização, alinhada com a missão e visão da mesma, otimizando a aplicação de recursos, de forma a manter uma vantagem competitiva. Serão examinados, em termos de seus pressupostos e de suas consequências, os conceitos de gestão de projetos, de competência e de contrato psicológico. Este artigo defende a tese de uma convergência entre os três conceitos para abordagem de gestão de projetos como competência essencial da organização. É uma via de pesquisa fundamental para a evolução dos estudos da administração de empresa, com foco em organizações orientadas a projetos. Como fruto desta reflexão, uma série de temas para pesquisas futuras é indicada, entre elas: como a empresa deve estabelecer o contrato psicológico com os profissionais que atuam de forma temporária em projetos; como desenvolver uma estrutura de governança da gestão de projetos como competência, com base na International Project Management Association (IPMA); como os conceitos do ICB da IPMA podem ser aplicados para desenvolver a gestão de projetos como competência essencial nas organizações brasileiras.
Publicado: MundoPM - Abr/Mai 2013
Pág. 28
::: Autor do artigo

Raphael Albergarias
Treze anos de experiência, com atuação em Consultoria, participando de Projetos de Upstream, Downstream, Implantação de ERP e modelagem de processos, com foco na otimização da rotina de trabalho e na integração dos setores das empresas clientes. Participação em Portfólio de Projetos em mais de US$ 15 bi. Administrador...

Roberto Sbragia
Professor Titular do Departamento de Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). Mestre e Doutor em Administração pela FEA/USP. Estudos de Pós-Doutoramento na Northwestern Univer- sity (EUA) na área de R&D Management. Coordenador do Pro- grama de Gestão da Inovação e Projetos...