//
Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro
//

::: Artigo

Como os stakeholders do projeto percebem o valor realizado

19 01 2024
31

Sobre o Artigo: 

A gestão de projetos tem uma função estratégica, já que precisa fazer com que os projetos criem valor econômico e contribuam para que as organizações ampliem sua vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, a gestão de projetos precisa se adaptar constantemente às variações do contexto em que os projetos são executados. O paradigma da Lógica do Serviço Dominante (SD-L) emergiu no marketing, propondo que a criação e cocriação de valor substituísse o valor embutido em produtos físicos. Assim, o valor proposto não é mais entregue através de operações puramente transacionais, mas é realizado através dos benefícios gerados a partir do ativo entregue pelo projeto. Consequentemente, passou-se a priorizar relacionamentos mais duradouros com os clientes, iniciando ainda na fase de execução do projeto. Este trabalho mostrou que cada stakeholder percebe o valor realizado de forma diferente, confirmando estudos teóricos anteriores sobre o assunto e propõe adotar a teoria de modelos mentais individuais para analisar esse tipo de comportamento. Além disso, este estudo analisa também que a adoção de práticas ágeis adequadas ao contexto dos projetos contribui para a redução do gap de percepção existente entre os stakeholders de um projeto, através do desenvolvimento de modelos mentais compartilhados..

…continue leitura fazendo download do Artigo.

Autores: Ricardo Luis Zanfelicce, Flávio Santino Bizarrias

Publicado: MundoPM nº 113 - out/nov-2023
Pág. 63
R$ 19,30
Comprar

::: Autor do artigo