Como os stakeholders do projeto percebem o valor realizado
Sobre o Artigo:
A gestão de projetos tem uma função estratégica, já que precisa fazer com que os projetos criem valor econômico e contribuam para que as organizações ampliem sua vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, a gestão de projetos precisa se adaptar constantemente às variações do contexto em que os projetos são executados. O paradigma da Lógica do Serviço Dominante (SD-L) emergiu no marketing, propondo que a criação e cocriação de valor substituísse o valor embutido em produtos físicos. Assim, o valor proposto não é mais entregue através de operações puramente transacionais, mas é realizado através dos benefícios gerados a partir do ativo entregue pelo projeto. Consequentemente, passou-se a priorizar relacionamentos mais duradouros com os clientes, iniciando ainda na fase de execução do projeto. Este trabalho mostrou que cada stakeholder percebe o valor realizado de forma diferente, confirmando estudos teóricos anteriores sobre o assunto e propõe adotar a teoria de modelos mentais individuais para analisar esse tipo de comportamento. Além disso, este estudo analisa também que a adoção de práticas ágeis adequadas ao contexto dos projetos contribui para a redução do gap de percepção existente entre os stakeholders de um projeto, através do desenvolvimento de modelos mentais compartilhados..
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Autores: Ricardo Luis Zanfelicce, Flávio Santino BizarriasPublicado: MundoPM nº 113 - out/nov-2023
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::: Autor do artigo
Ricardo Luis Zanfelicce
Doutor e Mestre em Administração / Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho. MBA em Gestão de Negócios e Inovação, especialização em Administração Industrial, graduação em Engenharia Mecânica e em Tecnologia Mecânica (Projetos). Certificação PMP pelo PMI e CSM pela Scrum Alliance. Experiência de 39 anos na área...
Flávio Santino Bizarrias
Pós-doutor em Marketing Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Possui Doutorado em Administração (Marketing), 2017, e Mestrado em Administração (Marketing), 2014, pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho. Possui especialização em Marketing e Marketing de Serviços pela ESPM-SP e graduação...