Ciclo de Vida de Projeto para Novos Produtos
Resumo:
O desenvolvimento de produto é uma seqüência de atividades que uma empresa empreende com a ?nalidade de conceber, desenvolver e comercializar um novo produto. Novos produtos são únicos em suas características e seu desenvolvimento geralmente acontece uma única vez, como um projeto. Um processo de desenvolvimento de produto são as atividades que uma empresa empreende com a ?nalidade de conceber, desenvolver e comercializar um novo produto, e caracteriza o ciclo de vida do projeto de DNP. Este artigo analisa as descrições do ciclo de vida típico de projetos de DNP sob a ótica de pesquisadores renomados em DNP, e as integra num conjunto de nove grandes etapas: 1) Planejamento de linha de produto; 2) Geração de idéias/conceitos; 3) Seleção de idéias/conceitos; 4) Desenvolvimento de estratégia de projeto; 5) Análise de negócio; 6) Desenvolvimento técnico do produto; 7) Teste e validação do produto; 8) Desenvolvimento da produção; e 9) Lançamento e comercialização. Com base nesse ordenamento, exempli?ca-se sua adoção prática, por meio de dados levantados no Paraná no setor alimentício, comparados com dados de literatura da indústria de manufatura americana.
Publicado: MundoPM - Fev/Mar 2005
Pág. 44
::: Autor do artigo
Grace Maria de Castro Wille
Farmacêutica Industrial, UFPr (1975), MSc Colorado State University (1979) e douto-randa do PPGTA. Professora de Projetos de Desenvolvimento de novos produtos na área de alimentos dietéticos, desde 1992. Ex-par-ticipante da equipe de desenvolvimento de novos produtos alimentícios da Nutrimental e de outras indústrias do segmento (1987 a 1995).
Silvio Wille
Presidente ABGP/IPMA