Aplicando as Técnicas de Opções Reais na Análise de Investimento em Projetos Estratégicos
Resumo:
Este artigo tem como objetivo trazer para discussão a utilização de opções reais no investimento de projetos estratégicos e como ferramenta de avaliação de performance da equipe comercial. Empresas provedoras de soluções tecnológicas não pensam em vender apenas um projeto e sim vários projetos que atendam a um cenário estratégico de seus potenciais clientes. Uma proposta comercial deve contemplar possibilidades de vendas futuras. Executivos precisam tomar uma decisão sobre investir (por meio da concessão de desconto) ou não nesse primeiro projeto e determinar o preço desejado para um segundo projeto. Opções reais podem fornecer um valor mais preciso no contexto desenhado.
Publicado: MundoPM - Ago/Set 2008
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::: Autor do artigo
Hsia Hua Sheng
Professor do FGV-EAESP e IBMECSP e é gerente da MAPS Soluções e Serviços especializado em gestão de riscos e Valuation. Já trabalhou no Citigroup e Votorantim. É economista pela USP, mestre e doutor em Administração Financeira pela FGV-EAESP.
Roberto Vaz
Gerente da Ericsson. Já trabalhou como gerente de projetos de grande porte em diversos países: Canadá, Suécia, China, Japão, Austrália e Inglaterra. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Makenzie, com especialização em gestão de projetos pela FGV. Cursando o MBA Executivo em Finanças do IBMEC