Análise quantitativa de riscos em obras públicas rodoviárias – Case DNIT
Resumo:
O novo modelo de contratação de obras públicas adotado pelo governo federal, denominado Regime Diferenciado de Contratação, possibilita a contratação integrada – elaboração do projeto e execução de obra pela mesma empresa. Essa modalidade, em regra, não permite a realização de aditivos contratuais, ou seja, parte dos riscos é transferida ao contratado. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia de gerenciamento de riscos, com foco na análise quantitativa para aplicação nas contratações integradas de obras de infraestrutura rodoviária. O modelo fornece o cálculo da reserva de contingência relacionada à remuneração dos riscos do empreendimento transferidos ao contratado.
Publicado: MundoPM - Dez/2013 Jan/2014
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::: Autor do artigo
Carlos Eduardo Veras Neves
Engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília e mestre em Geotecnia pela mesma universidade. Foi auditor interno da área de infraestrutura na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). É analista em infraestrutura de transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desde 2010,...
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Engenheira civil formada pela Universidade de Brasília. É analista de infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui a certificação PMP, emitida pelo Project Management Institute. Atuou no gerenciamento de projetos de infraestrutura e tecnologia da informação pela empresa Logos Engenharia – Arcadis S/A. Atualmente trabalha na gerência...
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Tarcísio Gomes de Freitas
Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Transportes. Atuou como engenheiro em obras do exército no Brasil e no exterior. Foi chefe da Seção Técnica da Companhia de Engenharia da Força de Paz da União das Nações Unidas para...