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::: Artigo

Análise quantitativa de riscos em obras públicas rodoviárias – Case DNIT

16 02 2017
MPM_54_artigo05_AF00

Resumo:
O novo modelo de contratação de obras públicas adotado pelo governo federal, denominado Regime Diferenciado de Contratação, possibilita a contratação integrada – elaboração do projeto e execução de obra pela mesma empresa. Essa modalidade, em regra, não permite a realização de aditivos contratuais, ou seja, parte dos riscos é transferida ao contratado. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia de gerenciamento de riscos, com foco na análise quantitativa para aplicação nas contratações integradas de obras de infraestrutura rodoviária. O modelo fornece o cálculo da reserva de contingência relacionada à remuneração dos riscos do empreendimento transferidos ao contratado.

Autores: Carlos Eduardo Veras Neves, Mariana Campos Porto, Iana Araújo Rodrigues, Tarcísio Gomes de Freitas

Publicado: MundoPM - Dez/2013 Jan/2014
Pág. 34
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