Oobeya como Escritório Autônomo de Projetos No post anterior, conversávamos sobre Oobeya (“A grande sala de projetos”). O conceito foi desenvolvido na Toyota nos anos 90. Várias outras empresas atualmente... 29/11/13
OOBEYA – A Grande Sala de Projetos Já ouviu falar em Oobeya? “Oobeya” quer dizer “grande sala de projeto” (Horikiri et al., 2009). Oobeya é um dos elementos do Sistema Toyota... 18/11/13
Complexidade em Gerenciamento de Projetos Os projetos estão se tornando cada vez mais complexos. Novas tecnologias surgem, o contexto organizacional é mais volátil e as demandas de mercado se... 07/11/13
Gerenciamento do Tempo em Projetos – Parte 2 No post anterior, ressaltamos a importância de planejar o gerenciamento do escopo, definir muito bem o escopo e planejar o gerenciamento do tempo. Afinal,... 29/10/13
Gerenciamento do Tempo em Projetos – Parte 1 No post anterior, conversamos sobre algumas dicas para um bom cronograma. Eu costumo dizer que é preciso aprender os conceitos e técnicas de gerenciamento... 18/10/13
Dicas para um bom Cronograma O gerenciamento do tempo em projetos compreende a área do conhecimento responsável para que o projeto termine dentro do prazo. De um modo geral,... 10/10/13
Valor Agregado usando MS-Project Nos posts anteriores (GVA 1 e GVA 2), apresentamos o método de Gerenciamento do Valor Agregado, seus conceitos e aplicações. Trata-se de uma técnica... 26/09/13
Gestão do Valor Agregado – Parte 2 No post anterior, vimos uma introdução do método de Gerenciamento do Valor Agregado (Earned Value Management – EVM) e agora vamos prosseguir com mais... 20/09/13
Gestão do Valor Agregado – Parte 1 Para aqueles que já leram o Guia PMBOK (Os 47 Processos do Guia PMBOK 5a Edição), Gestão do Valor Agregado (EVM – Earned Value... 12/09/13
Conversa Fiada – Qual o ROI de um pedaço de pizza? Preparei um post sobre Gestão do Valor Agregado para esta semana, como prometido. Entretanto, vou publicá-lo na próxima. Pedindo licença aos amigos leitores, eu... 06/09/13
Gerenciamento de Custos – Parte 2 No post anterior, abordamos o gerenciamento de custos em projetos de uma maneira geral. Retomando os conceitos, o Gerenciamento dos Custos inclui processos envolvidos... 29/08/13