O esforço vale mesmo a pena? A necessidade de um caso de negócios.
Resumo:
A definição clássica considera que um projeto bem-sucedido é aquele que alcança os resultados conforme o acordado e dentro do prazo e do orçamento, ou seja, de acordo com a restrição tripla de prazo, custo e escopo. Contudo, no decorrer das últimas décadas, tem havido um reconhecimento crescente de que fazer as entregas requeridas não garante esse “sucesso”. Uma ênfase crescente em resultados levou os negócios – e organizações não-comerciais – a focar no “valor” que os projetos trazem às organizações que os executam. Não se trata somente de “o que você fez”, mas de “o que você fez justificou o investimento em prazos e recursos?”. Dentro de uma economia mundial agitada, uma organização não pode dar-se ao luxo de gastar recursos limitados sem assegurar-se de que eles foram utilizados de forma sábia. A denominação formal para essa justificativa é “Caso de Negócios”. Na medida em que se emprega o termo “negócios”, conceito muito agressivo em ambientes não-governamentais, em entidades sem fins lucrativos, ONGs, o próprio governo, entre outros, o termo pode ser adaptado para “objeto do caso” (ou terminologia similar).
Publicado: MundoPM - Ago/Set 2010
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