Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro
Eventos

Curso: Design Management

Revista MPM 78 LA03.indd

Práticas e abordagens para lidar com
inovação e equipes colaborativas.

Motivação: Mercados competitivos e trabalhos complexos demandam abordagens sensíveis aos recursos e contexto – Design Management.

Em tempos onde os impactos das tecnologias emergentes transformam os negócios em ciclos de curto prazo, lidar com inovação e colaboração em rede são competências indispensáveis.

As práticas de Design de Produtos/Serviços, Design de Estratégia e Design de Projetos e suas abordagens são essências para ter sucesso em cenários dinâmicos.

É necessário desenvolver competências em Design para ter capacidade de adaptação ao timing de um mercado em constante transformação.

Objetivo: O curso visa desenvolver competências que auxiliem na implementação de frameworks adaptativos às necessidades e limitações de cada projeto e sua cadeia de valor, como elemento-chave para resultado no negócio.

Formato do Curso: Um programa de capacitação focado no desenvolvimento de práticas com o objetivo de adquirir conhecimento de experiências práticas e balancear decisões de aplicação focado no resultado – Problem Solving Approach.

Diferenciais: Oferecer vivência não rotineira levando-o a pensar em solução de problemas e práticas para os desafios do dia-a-dia. Promovendo oxigenação dos processos de trabalho e perceber o papel da colaboração e cocriação como novos modelos de trabalho em equipe. O aluno terá oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para uma carreira em empresas modernas, como Design Leadership para lidar com a inovação e complexidade de forma natural.

 

Revista MPM 78 LA03.indd

 

Por que se certificar em Design Management?

Inovação como prática, você vai ficar de fora? Innovation by Design

Você é o super-homem? Aprenda a trabalhar em rede! Crie sua equipe de colaboração – Design Collaborative Teamwork

Pilares da nova economia: Digital Impact Analysis & Issue-based Activities & First-people Meaning Approach – Design Management

 

Porquê esse curso de Design Management é importante para sua carreira profissional:

  • Entenda qual tipo de Design-Thinking é adequado para seu negócio
  • Design Management é um catalizador para as mudanças na organização
  • Práticas de Design desenvolvem o negócio a partir do que é importante para as pessoas (people-first approach)
  • Conheça a evolução dos frameworks de Design Thinking – (Tecnologia + Pessoas + Business)
  • Aprenda abordagens para colocar grandes ideias na prática
  • Execute práticas para destravar o potencial da organização
  • Crie frameworks que flexibilize um trabalho dinâmico
  • Desenvolva Liderança, Inovação e Colaboração usando: Design Practices; Design Research e Design Strategy
  • Design Management possibilita práticas para criação de valor e transformação organizacional
  • Estabeleca abordagem para inovação baseada no que é importância para as pessoas – significado.
  • Auxlie a organização criar cenários que encante seus clientes.
  • Desenvolva senso crítico como práticas para interpretar e encontrar reais significados e novos experiencias para seus clientes.
  • Praticar Design-thinking como mecanismo para resolver problemas e encontrar soluções criativas
  • Práticas de Design são excelentes para engajar pessoas e envolvê-las em concepção de produtos/serviços
  • Práticas de Design permite valorizar e/ou lidar com a mudança em produtos/serviços
  • Promover inovações a partir da perspectiva do usuário e do que é importante para eles.
  • Práticas de Design são essenciais para transformação do significado – encontrar o verdadeiro valor
  • Compreender os paradigmas do Design-thinking que assumem diferentes formas e interpretações, conforme:                                     o Creative Problem Solving                                                                                                                                                                                             o Sprint Execution
    o Creative Confidence
    o Innovation of meaning
  • Design Management permite combinar 03 fatores, fundamentais para inovação incremental ou disruptiva:
    o Tecnologia: como as coisas são feitas e melhorar seu desempenho
    o Pessoas: como as coisas são valorizadas/percebidas pelo cliente
    o Negócio: como as organizações podem lucrar com esse tipo de oferta.

::: Sobre a Inscrição

Inscrição, condições e a forma de pagamento.

• Está incluso no curso:
– 21 horas de aula
– 01 Coffee-break por encontro
– Material para as atividades
– Certificado de Participação em Treinamento.

• Formas de Pagamento:
– Boleto bancário
– Débito em conta corrente – via cartão de débito
– Depósito em conta – Banco do Brasil ou Itaú
– Cartão de crédito: VISA, AMEX, MASTER ou DINNERS

• Política de Cancelamento:
– Prazos: a solicitação de reembolso do valor da inscrição é válida somente para requisições recebidas e confirmadas 07 dias úteis anterior a data de realização do evento.
– Valores: em todos os casos incidirá no mínimo sobre o valor do reembolso descontos referentes aos custos de operações das instituições financeiras.
– Limites: cancelamentos motivados por força maior serão exceções tratadas caso a caso, assim como as custas do processo.
– Padrão: todos os direitos do consumidor serão aplicados como base normativa em caso de ressarcimento nesta operação de compra.

::: Carga Horária e Cronograma

Datas e Horário:

O curso será realizado em 06 encontros.

Serão as terças e quartas-feira; entre 19 e 22:30 horas.

Intervalos de 15 minutos para coffee-break e um mini-break.

Datas:

  • Encontro 01: 10 e 11/Julho
  • Encontro 02: 17 e 18/Julho
  • Encontro 03: 24 e 25/Julho

 

Endereço:  
Fundação Vanzolini – Avenida Paulista, 967 – 3o. andar – São Paulo/SP

Carga Horária
Total: 21 horas/aula.

Informações, Inscrições e Certificados
Um curso da Fundação Vanzolini em parceria com a Revista MundoPM.
Site oficial do curso: https://vanzolini.org.br/eventos/designmanagement/
Certificados emitidos pela Fundação Vanzolini.

 

::: Público Alvo

Recomendado para:

  • Gerentes de Inovação; Gerente de Produtos/Serviços
  • Coordenadores de Projetos e Produtos
  • Gerentes de Projetos; Líderes de Projetos
  • Escritório de Gerenciamento de Projeto – PMO
  • Administradores de Projetos, Produto/Serviço
  • Membro de Equipes de Projetos
  • Designer de Produtos/Serviços

::: Pré requisitos

Não há pre requisitos obrigatórios, porém é sugerido ter familiaridade com assuntos de coordenação de equipes, atividades de planejamento em projetos e Microsoft Project.

::: Conteúdo Programático

Sprint Session 01: Design Led-Innovation

As perspectivas do User-centric Design Methods; Organization-Centric Design Methods; Society-Centric Design Methods aplicados nos projetos de desenvolvimento de produtos/serviços.

a. Introdução ao Design-Driven Innovation; Design Science; Framework DiA
b. Collaboration: Os desafios em “Bridging the Gap” entre valores, estratégias e práticas
c. Design como abordagem de incorporação da formula startup – Oxigenação.
d. Validando com UNPC innovativeness model

Experimentações prática:
a. Discussão de casos de inovação radical
b. Práticas de Design Led-Innovation
c. Atividade prática dirigida e Atividade em grupo

Sprint Session 02: Project Design

Conceito do Design Product/Services; Design Strategy; Design Projetos;
a. Os pilares do Design Management e abordagens Project Design.
b. O que é o DSM – Design Structure Matriz e PSS – Servitização?
c.  O modelo Co-manager e os processos/etapas do Design Value e Adaptative Framework

Atividade prática dirigida
a. Resolução de Case com mentoria, aplicando abordagens de design.

 

Sprint Session 03: Design Collaborative Teamwork

Entendendo o impacto dos conceitos
a. Project Leadership: Os 04 papéis fundamentais
b. Design Strategy e Digital Outside-in perspective.
c. Designing Practices e Resource Sensitive.

Flash-review: Formula Startup; Personas.
A colaboração como modelo de trabalho nas organizações e o papel do PMO – Project Management Office

Flash-review: Cocriação e Design como abordagens para Projetos
    Métodos de Design: Cenários; UX – User Experience; A jornada do usuário; Mapa de empatia