Curso: Empreendedorismo & Inovação
Curso de Empreendedorismo & Inovação
O curso baseia-se no desenvolvimento do empreendimento próprio ou no ambiente organizacional, onde a necessidade de se reinventar através de novos estímulos é imperativo para se manter competitivo.
Trabalho de Conclusão do Curso: Desenvolvimento de MVP (Produto Minimo Viável) | Startup. Visa a criação de case real, conectando a teoria com a prática e desenvolvendo a capacidade analítica dos participantes.
Principais Tópicos: Business Model | Design Thinking | Entrepreneurial Creativity | Modelos Customer Development – Persona | Empreendedorismo | Desenvolvimento do MVP | Conteúdo em Mídias Sociais | Comportamento do Consumo Digital | Análise de Pesquisas | Pitch – Apresentações de Alto Impacto
Sobre o Curso: O curso irá trabalhar com base nos conceitos desenvolvidos pelas principais startups inovadoras do mundo, em sua maioria provenientes do Vale do Silício (EUA), e que tem sido utilizados na última década pelas empresas no mundo todo.
Baseia-se no desenvolvimento do empreendimento próprio ou no ambiente organizacional, onde a necessidade de se reinventar através de novos estímulos é imperativo para se manter competitivo.
O curso contará com profissional de referência no tema abordado no curso, com experiência nacional e internacional e que atua como protagonista no ecossistema de empreendedorismo e inovação.
O curso contempla também uma forte interação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação, permitindo vivenciar o ambiente empreendedor e inovador durante todo o curso, trazendo um aprendizado concreto e de rápida aplicação para o dia dos projetos empreendedores dos participantes.
A finalização do curso ocorrerá com a apresentação de projetos de startups desenvolvidas durante o curso, nos moldes dos eventos mundiais de apresentação de projetos(pitch).
Sobre Parceiro: Bay Brazil (www.baybrazil.org) – Meet the Brazilian American Tech Hub.
Programa de Imersão (OPCIONAL) – Unlock Organizational Potential; Site do Programa AQUI!
::: Sobre a Inscrição
Inscrição, condições e a forma de pagamento.
• Está incluso no curso:
– 24 horas de aula (06 encontros)
– 01 Coffee-break por encontro
– Material para as atividades
– Certificado de Participação em Treinamento.
• Formas de Pagamento:
– Boleto bancário
– Débito em conta corrente – via cartão de débito
– Depósito em conta – Banco do Brasil ou Itaú
– Cartão de crédito: VISA, AMEX, MASTER ou DINNERS
• Política de Cancelamento:
– Prazos: a solicitação de reembolso do valor da inscrição é válida somente para requisições recebidas e confirmadas 07 dias úteis anterior a data de realização do evento.
– Valores: em todos os casos incidirá no mínimo sobre o valor do reembolso descontos referentes aos custos de operações das instituições financeiras.
– Limites: cancelamentos motivados por força maior serão exceções tratadas caso a caso, assim como as custas do processo.
– Padrão: todos os direitos do consumidor serão aplicados como base normativa em caso de ressarcimento nesta operação de compra.
::: Carga Horária e Cronograma
Datas e Horário:
O curso será realizado em 06 encontros.
Serão as terças e quarta-feira entre 19 e 22:30 horas e também Sábado.
Intervalos de 15 minutos para coffee-break e um mini-break.
Datas:
Sprint 01:
- 24 e 25/Julho (19h as 22h30min.)
- 27/Julho – Sábado (09:00 as 13h)
Sprint 02:
- 31/Julho e 01/Agosto (19h as 22h30min.)
- 04/Agosto – Sábado (09:00 as 13h)
Endereço Local:
CIVI-CO – – São Paulo/SP
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05415-030
Site: http://civi-co.net/
Carga Horária
Total: 24 horas/aula. Distribuída em 06 encontros.
Informações, Inscrições e Certificados
Um curso da Revista MundoPM, com apoio BAY BRAZIL (www.baybrazil.org )
Email: comercial@projectdesignmanagement.com.br
Fone: 11 3661 1550
::: Público Alvo
Recomendado para:
- Diretor de Programas
- Gerentes de Projetos;
- Líderes de Projetos
- Escritório de Gerenciamento de Projeto – PMO
- Gestores, Coordenadores e Stakeholders
- Gestor de Inovação
::: Pré requisitos
Não há pre requisitos obrigatórios, porém é sugerido ter familiaridade com assuntos de coordenação de equipes, atividades de planejamento em projetos.
::: Conteúdo Programático
Objetivos e resultados esperados
- Empreendedor . Uma Visão prática. Ideias e Oportunidades
- Business Model | Cases
- Ecossistemas de Empreendedorismo & Inovação
- Design Thinking
- Entrepreneurial Creativity | Modelos-Framework
- Customer Development. Desenhar a Persona (Profile)
- Laboratório de Empreendedorismo | Ferramentas para Desenvolvimento do MVP
- Conteúdo em Mídias Sociais
- Comportamento do Consumo Digital | Análise de Pesquisas realizadas
- Pitch | Apresentações de Alto Impacto
Business Model | Cases
Conteúdo:
Modelagem de negócios e o processo de criação e entrega de valor nas organizações. O modelo de negócios CANVAS para a análise e tomada de decisão estratégica. Padrões de modelos de negócios. Inovação em modelos de negócios e competitividade organizacional.
Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação
Conteúdo:
A disciplina aborda a importância dos Ecossistemas locais de empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento de negócios com modelos inovadores e startups, tendo como referências o Vale do Silício .
Design Thinking
Conteúdo:
Conhecer as bases do design mind-set e as competências do design como inerentes ao processo de inovação. Explorar as novas fronteiras entre a atividade de design e gestão, bem como sua abordagem interdisciplinar e criativa de entendimento e geração de soluções a situações problema. A disciplina busca mostrar que o entendimento dessas situações pode levar ao desenvolvimento de sistemas de produtos, serviços e novos negócios, centrados na humanidade. Conhecer as macro fases básicas do processo de design – Conhecer, Idear, Desenvolver e Entregar – através de uma abordagem teórica e prática.
Entrepreneurial Creativity
Conteúdo:
O curso busca identificar as características e dimensões da criatividade e inovação, desenvolvimento de estratégias e produtos inovadores, quebra de paradigma, criatividade no modelo de negócio, como encontrar oportunidade no mercado.
Customer Development. Desenhar a Persona (Profile)
Conteúdo:
Apresentação de Cases de Startups do Vale do Silicio para conceituação de Customer Development. Avaliar a Definição das hipóteses e validação pelo mercado. MVP-Minimum Product Viable (Produto Mínimo Viável). Instigar a pivotagem dentro do fluxo medir | aprender | construir.
Laboratório de Empreendedorismo. Ferramentas para Desenvolvimento do MVP
Conteúdo:
Utilização de Ferramentas (easy to use) para gerar MVP. Desconstrução de modelos de negócios. Avaliar a escalabilidade dos projetos desenvolvidos. Propor o menor custo para iniciar o ciclo MVP do empreendimento. Competições de Startups.
Conteúdo Estratégico em Mídias Sociais
Conteúdo:
Gestão de conteúdo nas diferentes plataformas sociais visando uma presença digital consistente. Características Individuais De Mídias Sociais Como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, YouTube. Melhores Práticas nas redes sociais.
Comportamento do Consumo Digital
Conteúdo:
A disciplina em questão tem por objetivo fazer com que o aluno compreenda o processo do comportamento de compra do cliente final ou organizacional conjuntamente com suas respectivas implicações à elaboração de estratégias de marketing em ambiente digital.
Pitch | Apresentações de Alto Impacto
Conteúdo:
Elaboração de apresentações de alto impacto. Construção de Pitch levando em consideração aspectos fundamentais a serem apresentados aos clientes/investidores. Apresentação de Video do próprio Instrutor na Competição do MIT | Building Global Innovators – Cambridge/USA.
::: Palestrantes
Francisco Rodrigues Gomes
Hub
Executive Program na área de Estratégia de Negócios pelas Universidades de
Stanford (GSB), Berkeley (Haas) e MIT Sloan e Singularity University nos EUA.
Alumnus da Singularity University e membro da Singularity University Global Hub.
Recebeu Prêmio Honorable Mention pelo Massachusetts Institute of
Technology: MIT (Cambridge/USA).
Co-fundador da Plataforma BazaarBrazil em Redwood-CA;
Co-fundador da CardioCare premiada com a menção
honrosa no MIT Building Global Innovators.
Prêmio PwC & FGV/SP na área de Inovação.
Recentemente lançou a empresa Hardera no segmento de BioTechnologia.
Em 2018, Hardera é a Startup selecionada do Programa SU Ventures da Singularity University, no Vale do Silício. Incorporada no mercado americano e a SU Ventures torna-se acionista da Hardera.
Mentor do Google Campus(Brasil/SP) e Founder Institute (CA/USA).
Mestre (MsC.) pela PUC/SP. Professor da
FAAP - Graduação e MBA.
Autor de Livro na área de Inovação e Estratégica de Negócios.
Empreendedor, Investidor, Executivo/Diretor e Board Advisor.