Curso Executivo: Design Management
Práticas e abordagens de Design para lidar com
Inovação e Transformação Organizacional.
Um programa executivo para gestores e líderes de projetos.
Motivação: Mercados competitivos e trabalhos complexos demandam abordagens sensíveis aos recursos e contexto – Design Management.
Em tempos onde os impactos das tecnologias emergentes transformam os negócios em ciclos de curto prazo, lidar com inovação e transformação organizacional de forma sistemática.
As práticas de Design e Colaboração em rede são competências indispensáveis para empresas modernas. Para ter sucesso em cenários dinâmicos como os atuais, saber aplicar abordagens de Design de Produtos/Serviços, Design de Estratégia e Design de Projetos – System Design, são competências essenciais.
É necessário desenvolver competências em Design Practices para ter capacidade de adaptação ao timing de um mercado em constante transformação.
Objetivo: O curso visa desenvolver competências que auxiliem na implementação de frameworks adaptativos às necessidades e limitações de cada projeto e sua cadeia de valor, como elemento-chave para resultado no negócio, na transformação organizacional e inovação.
Formato do Curso: Um programa de capacitação focado em compreender práticas de design com o objetivo de adquirir conhecimento e visão de negócio para balancear decisões com foco em resultado – Problem Solving Approach.
Diferenciais: Mostrar como uma vivência não rotineira leva a pensar e achar solução para problemas e práticas ques nos desafiam no dia-a-dia. Promover uma oxigenação de processos de trabalho tradicionais e perceber o papel da colaboração e cocriação como novos modelos de trabalho em equipe. O aluno terá oportunidade de refinar sua percepção e desenvolver habilidades essenciais para novas carreiras em empresas modernas ou em transformação, comprendendo papés como Project Designer ou System Designer para lidar com a inovação e complexidade de forma sistemática – Design Leadership.
Por que se credenciar em Design Management?
- Inovação como prática é uma nova exigência para as organizações, você vai ficar de fora? Innovation by Design
- Você é o super-homem? Então aprenda a trabalhar em rede! Saiba como criar equipes colaborativas – Design Collaborative Teamwork
- Adptar-se aos Pilares da Nova Economia – Design Management
- Saber lidar com Impacto das Tecnologias Digitais no seu negócio
- Criar uma real Proposição de Valor com aplicação de Design Thinking ao Produto/Serviço
- Design Strategy sensível à Issue-based Activities & People-first Approach
Porquê esse curso de Design Management é importante para o futuro da sua carreira profissional:
- Saber diferenciar qual tipo de Design-Thinking é adequado para seu negócio.
- Saber aplicar Design Practices como um catalizador para as transformações organizacionais.
- Saber usar Design Management para desenvolver o negócio a partir do que é importante para as pessoas – significado.
- Compreender a evolução dos frameworks de Design Thinking – (Tecnologia + Pessoas + Business).
- Aprender a colocar em prática as grandes ideias.
- Destravar o potencial da organização e suas pessoas.
- Adaptar frameworks para flexibilizar um trabalho dinâmico.
- Desenvolver capacidade de Liderança.
- Gerir Inovação e Colaboração.
- Desenvolver e Aplicar Práticas de Design.
- Criar de valor e lidar com a transformação organizacional.
- Auxliar a organização a criar cenários que encante seus clientes.
- Desenvolver senso crítico como práticas para interpretar e criar significados e novas experiencias para o cliente.
- Compreender como Praticar Design-thinking como mecanismo para resolver problemas e encontrar soluções criativas.
- Saber engajar pessoas/equipes no desenvolvimento ou concepção de produtos/serviços.
- Saber lidar com mudanças em produtos/serviços.
- Promover inovações em produtos/serviços.
- Desenvolver habilidade em aplicar Práticas de Design para transformação do significado/valor.
O tema Design Management é atualmente uma habilidade crítica para perpetuar o negócio da empresa e construir uma ponte para as organizações modernas. Justamente porque permite modelar soluções, aplicando abordagens como: Creative Problem Solving; Sprint Execution; Creative Confidence e Innovation of meaning – Desing Thinking.
Design Management permite ainda promover a inovação incremental ou disruptiva, combinando 03 fatores fundamentais: Tecnologia: como as coisas são feitas e melhorar seu desempenho; Pessoas: como as coisas são valorizadas/percebidas pelo cliente; Negócio: como as organizações podem lucrar com esse tipo de oferta.
::: Sobre a Inscrição
Inscrição, condições e a forma de pagamento.
• Está incluso no curso:
– 21 horas de aula
– 01 Coffee-break por encontro
– Material para as atividades
– Certificado de Participação em Treinamento.
• Formas de Pagamento:
– Boleto bancário
– Débito em conta corrente – via cartão de débito
– Depósito em conta – Banco do Brasil ou Itaú
– Cartão de crédito: VISA, AMEX, MASTER ou DINNERS
• Política de Cancelamento:
– Prazos: a solicitação de reembolso do valor da inscrição é válida somente para requisições recebidas e confirmadas 07 dias úteis anterior a data de realização do evento.
– Valores: em todos os casos incidirá no mínimo sobre o valor do reembolso descontos referentes aos custos de operações das instituições financeiras.
– Limites: cancelamentos motivados por força maior serão exceções tratadas caso a caso, assim como as custas do processo.
– Padrão: todos os direitos do consumidor serão aplicados como base normativa em caso de ressarcimento nesta operação de compra.
::: Carga Horária e Cronograma
Datas e Horário:
O curso será realizado em 06 encontros.
Serão as terças e quartas-feira; entre 19 e 22:30 horas.
Intervalos de 15 minutos para coffee-break e um mini-break.
Datas:
- Encontro 01: 11 e 12/Setembro
- Encontro 02: 18 e 19/Setembro
- Encontro 03: 25 e 26/Setembro
Endereço:
Fundação Vanzolini – Avenida Paulista, 967 – 3o. andar – São Paulo/SP
Carga Horária
Total: 21 horas/aula.
Informações, Inscrições e Certificados
Um curso da Fundação Vanzolini em parceria com a Revista MundoPM.
Site oficial do curso: https://vanzolini.org.br/eventos/designmanagement/
Certificados emitidos pela Fundação Vanzolini.
::: Público Alvo
Recomendado para:
- Líderes de Projetos;
- Gestor de Inovação;
- Designer de Produtos/Serviços;
- Coordenadores de Projetos para Desenvolvimento de Produtos/Serviço;
- PMOs e Gerentes de Projetos/Programas
- Gestor e Lideres de Equipes
- Gestor de Transformação ou Mudança Organizacional
::: Pré requisitos
Não há pre requisitos obrigatórios, porém é sugerido ter familiaridade com assuntos de coordenação de equipes, atividades de planejamento em projetos e Microsoft Project.
::: Conteúdo Programático
Sprint Session 01: Design Led-Innovation
As perspectivas do User-centric Design Methods; Organization-Centric Design Methods; Society-Centric Design Methods aplicados nos projetos de desenvolvimento de produtos/serviços.
a. Introdução ao Design-Driven Innovation; Design Science; Framework DiA
b. Collaboration: Os desafios em “Bridging the Gap” entre valores, estratégias e práticas
c. Design como abordagem de incorporação da formula startup – Oxigenação.
d. Validando com UNPC innovativeness model
Experimentações prática:
a. Discussão de casos de inovação radical
b. Exercícios sobre Práticas de Design Led-Innovation
c. Atividade prática dirigida e atividade em grupo
Reviews: Project Management; Complexidade; Inovação; Modelo Organizacional
Sprint Session 02: Project Design
Conceito do Design de Projetos; Introdução abordagens Design Product/Services; Design Strategy; System Design.
a. Os pilares do Design Management e abordagens Project Design.
b. Designing Practices e Resource Sensitive
c. O modelo Co-manager e os processos/etapas do Design Value e Adaptative Framework
Atividade prática dirigida: Resolução de case com mentoria, aplicando abordagens de design.
Reviews: Formula Startup; Personas; Métodos de Design: Cenários; UX – User Experience; Jornada do usuário; Mapa de empatia.
Sprint Session 03: Design Collaborative Teamwork
Entendendo o impacto dos conceitos em equipes de trabalho
a. Project Leadership: Os 04 papéis fundamentais
b. Design Strategy e Digital Outside-in perspective.
c. O que é o DSM – Design Structure Matriz e PSS – Servitização?
Exercícios: Criando uma Matrix DSM.
Reviews: A colaboração como modelo de trabalho nas organizações e o papel do PMO – Project Management Office; Cocriação e Design como abordagens para Projetos;
::: Palestrantes
Zózimo De Souza
13+ years working as Editor-in-Chief and Publisher at MundoPM – Project Design Management Magazine and 5+ years at JMPM – Journal of Modern Project Management.
Before that worked 10+ years in R&D IT-Projects at Center International of Software Development. And Internet Service Provider business owner.
Academic Life:
Design Innovation Leadership - Executive Program MIT – Massachusetts Institute of Technology/USA
Advanced Project Management Program, Strategic PM at FDC – Fundação Dom Cabral Business School.
Global Project Management at the George Washington University – GWU/USA
Strategic Project Management at the La Verne University – California/USA
MBA - Entrepreneurship at the FGV-PR Business School;
Master in Operation Management Engineering at the PUC-PR University
Graduate in Computer Science at the PUC-PR University.
Last Conferences:
Symposium speaker: LIU Post – Long Island University (New York – USA) – ASM - American Society for Quality; April/2018.
MMEP Design Innovation Conference – CentraleSupélec University Saclay – Paris, France. Fev/2018;
Engineering Design Management – ICED 2017, UBC University - Vancouver CA;
Design Structure Management Conference – Paris 2014, Texas 2015, São Paulo 2016, Helsinki 2017;
IRNOP – PMI Conference – Oslo, Norway 2013, Boston, USA May/2017;
IPMA World Congress – Drubrovnik 2013.