Modelos de Negócios em Mercados Emergentes – Desafios, Compatibilidade, Best Practices
Resumo:
Os mercados emergentes oferecem novas chances de negócios e, portanto, nos últimos anos entraram com mais vigor no foco das empresas e seus projetos. Contudo, nos mercados emergentes as empresas estão sujeitas a desafios que impõem exigências especiais aos seus modelos de negócios. A presente contribuição apresenta o exemplo de alguns desses desafios. Na sequência serão apresentados um teste de compatibilidade do modelo de negócio, bem como exemplos de modelos comerciais bem-sucedidos em mercados emergentes.
Degustação:
A chance de construir novos negócios em mercados emergentes é versátil (Prahald/Hammond, 2002, p. 48 f.). Nessas chances se incluem o crescimento da população (1), uma classe média sempre em pleno crescimento (2), um alto crescimento econômico (3) e infinitas carências não satisfeitas de clientes (4)…LEIA MAIS
Publicado: MundoPM - Fev/Mar 2016
Pág. 70
::: Autor do artigo
Daniel Schallmo
Colaborador científico do Instituto de Gestão de Tecnologia e Processos da Universidade de Ulm, e Supervisor de Projeto do Centro de Excelência para a Gerência de Vendas na área Business-to-Business. Ênfase da pesquisa: Método da Inovação do Modelo de Negócio – Modelo Meta, Modelo de Procedimento com Atividades, Técnicas...
Leo Brecht
Diretor do Instituto de Gestão de Tecnologia e Processos da Universidade de Ulm. Antes de sua atividade como Diretor do Instituto, Leo Brecht foi CEO da Arthur D. Little Schweiz AG. Seus pontos essenciais são os métodos no campo da estratégia e da inovação, processos e tecnologia. Leo Brecht...
Marcel Moser
Absolvente de bacharelado da Universidade de Ulm e estudante de Ciências Econômicas (Mestrado) na Universidade de Ulm, com ênfase na “Gestão da Tecnologia e Processos” e “Condução de Empresas e Controladoria”.