A discrepância de desempenho entre a Gestão Real e a Percebida em Projetos de TI
Resumo:
Este estudo explora a divergência entre os critérios tradicionais de avaliação de desempenho na gestão de projetos de TI, como funcionalidade, cronograma e custo, e o desempenho efetivamente percebido no gerenciamento de projetos. Com base em uma análise da literatura acadêmica e de negócios, cinco proposições são derivadas e, posteriormente, utilizadas para orientar entrevistas com 12 executivos seniores de TI que tenham vivenciado esse tipo de discrepância. Os resultados demonstram que os desequilíbrios entre o desempenho ‘real’ e o ‘percebido’ no gerenciamento de projetos de fato ocorrem. Foram encontrados diferentes níveis de suporte para as proposições indicando que a qualidade da gestão das expectativas, da relação entre cliente e contractor (ou implementador), do ambiente político organizacional, do comprometimento dos patrocinadores seniores a da ocorrência de “fadiga de projeto” desempenham um papel relevante nessa discrepância. Uma discussão sobre descobertas, limitações e sugestões para pesquisas futuras concluem este artigo.
Palavras-chave:
Percepção, Sucesso, Gestão e Desempenho de Projetos, Projetos de TI.
Publicado: MundoPM - Jun/Jul 2016
Pág. 10
::: Autor do artigo
Fabiano G. das Neves
Consultor de TI e de negócios, engenheiro de computação pelo ITA, MBA pela FGV e pela Ohio University, e aluno de doutorado (D.B.A) na ESC Business School, foi Diretor da Accenture, onde trabalhou por 23 anos, primariamente com projetos de implantação de sistemas e de pacotes em diversas localidades...
Hauke Heier
Diretor da Accenture na área de Serviços de Infraestrutura para Áustria, Suíça e Alemanha, trabalhou ao longo de sua carreira com diversas universidades como ESC Rennes Business School, Leiden University, European Business School (Oestrich-Winkel), Leiden University School of Management e Munich Business School. Possui vários anos de experiência no...
Hans P. Borgman
Professor da Leiden University e da Amsterdam Business School, além de pesquisador e consultor em Tecnologia da informação, em particular em Governança de TI e na adoção de Tecnologia, tendo trabalhado tanto com universidades (ESC Rennes Business School, RSM – Rotterdam School of Management, European Business School e University...