Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Valor Agregado usando MS-Project

26 09 2013

Nos posts anteriores (GVA 1 e GVA 2), apresentamos o método de Gerenciamento do Valor Agregado, seus conceitos e aplicações. Trata-se de uma técnica poderosa de planejamento e controle de projetos, que está presente na maioria dos softwares de gerenciamento de projetos.

Agora vamos ver como funciona o valor agregado no MS-Project 2010. Primeiro, precisamos saber como é calculado o valor agregado. Na aba Arquivo > Opções, nas opções Avançadas, temos as opções de cálculo do valor acumulado (Fonte: Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI).

ms1
Figura 1 – Opções de Valor Acumulado deste projeto

O valor acumulado pode ser calculado com base na %Concluída ou na %Física Concluída. Quando tivermos salvo mais de uma linha de base para o projeto, devemos escolher qual será a linha de base utilizada para o valor acumulado. De modo geral, vamos utilizar a última linha de base salva, que reflete o plano de projeto atualizado com eventuais mudanças aprovadas. Observe a tabela do Gantt de Controle abaixo, onde temos o progresso de algumas tarefas.


msp2

Figura 2 – Gantt de controle do projeto

Para verificar o andamento do projeto utilizando gerenciamento do valor agregado, basta mostrar a tabela Valor Acumulado! Essa você não conhecia… Vá em Exibição > Tabelas > Mais tabelas

msp3
Figura 3 – Mais tabelas

msp4Figura 4 – Mostrar tabela Valor Acumulado

Teremos então a nossa tabela do Valor Acumulado, contendo todos os campos necessários para o gerenciamento do valor agregado.

msp5Figura 5 – Tabela Valor Acumulado

Além dessa tabela do valor agregado, podemos imprimir um gráfico, relatório visual, do valor agregado. Vá em Projeto > Relatórios Visuais.

msp6
Figura 6 – Relatórios Visuais

msp7
Figura 7 – Gráfico do Valor Acumulado

Para mais referências sobre Gerenciamento do Valor Agregado (Earned Value Management), existem várias referências sobre o assunto disponíveis neste link do PMI, além do Practice Standard for Earned Value Management – Second Edition.

Na próxima semana, vamos apresentar um passo-a-passo para gerenciamento de projetos na prática. Não percam!

::: Autor do post