Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Sustentabilidade como critério na Seleção de Portfólios

26 03 2012

Neste artigo,escrito pelo Everton Michels e apresentado no congresso do PMI-AM, o autor nos apresenta a sustentabilidade como um critério de seleção de projetos para a formação do portfólio de projetos, tendo como critério adicional a sustentabilidade.

O artigo traz uma contextualização sobre como a sustentabilidade tem ganho espaço no mercado e se tornado um divisor de águas, tendo servido como um diferecial competitivo, e não apenas como uma politica de imagem e relacionamento. Exemplo disto são os relatórios de sustentabilidade que apresentam a evolução e maior competitividade de empresas que adotam a sustentabilidade em sua estratégia. Acompanhado deste cenário, o mesmo propõe que a seleção do portfólio de projetos, quando passa a ter como critério a sustentabilidade, além de fazer com que a empresa esteja em uma relação harmoniosa com o meio ambiente, sociedade , constitui-se como um diferencial competitivo para a empresa.

Leia este trecho onde o mesmo fala sobre:

Os negócios potencialmente fomentados pela ação do PMO, equacionariam por meio da gestão da sustentabilidade na sociedade do conhecimento, fluxos de processos e pessoas dentro da organização, fazendo uso do domínio do conhecimento um fator de excelência empresarial e com ele catalisando cada vez mais o chamado “desenvolvimento sustentável”. Nesse sentido sua dinâmica será incorporada por conceitos e práticas conservacionistas, maximizando o capital humano e dinamizando os resultados financeiros, promovendo a ética e a opinião pública, como meio de uma socialização pedagógica, valorizando os recursos humanos e naturais, como capital mais valioso da empresa e sustentáculo para um posicionamento que denote excelência de produto, projetos e processos, sucesso financeiro, bem estar socioambiental e integração com a atual necessidade de adaptação das sociedades, em função das mudanças econômicas, climáticas e ambientais que demandam cada vez mais esforços e investimentos, muitas vezes infelizmente por pura e simples sobrevivência.

E abaixo o artigo na integra:

::: Autor do post