Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Seleção de Portfólios de Projetos

13 03 2012

Publicado na capa a última edição da revista Mundo PM, o trabalho desenvolvido pelo Dr. Hélio Rodrigues Costa da COPPE/UFRJ teve como resultado uma adaptação da Moderna Teoria do Portfólio de Markowitz para o ambiente de projetos, seu trabalho, resultado de um estudo teórico e condução de estudos experimentais foi vencedor do Prêmio Projeto Acadêmico do Ano de 2011.

O artigo, que se propõe sobre uma tarefa complexa e arriscada, que é a seleção de portfólios onde naturalmente temos constantes mudanças acontecendo, além da presença de requisitos voláteis e difusos, recursos limitados e demandas cada vez maiores por qualidade de produtos e serviços como resultados.

Tendo que os projetos são vistos para as empresas como ativos financeiros, a seleção de um portfólio que seja capaz de garantir um maior retorno e minimizar os riscos é o que o Hélio nos traz em seu estudo, e o diferencial da adaptação feita é que nesta técnica ao fazer a seleção do portfólio são levadas em consideração não apenas a seleção de projetos individualmente, mas tendo como base a relação que estes projetos tem entre si, visando maximizar a relação retorno x risco.

Na Moderna Teoria de Portfólio, um dos principais conceitos é o risco, dada com base na variação de valores históricos de retorno do ativo, outros conceitos são: correlação entre os ativos, diversificação (tendo como objetivo principal a combinação de ativos de negativos de maneira que a soma dos riscos global do portfólio seja menor que a soma de todos eles separadamente), Retorno Esperado do Portfólio, e a Fronteira Eficiente ( representada por uma nuvem formada por tuplas e que permite a visualização de todos os ativos possíveis que estão sendo analisados.

A partir destes fundamentos, que é o Hélio propôs a adaptação da teoria para o ambiente de projetos, no entanto, a dificuldade encontrada, é que ao fazer uma análise tendo como objeto ações, é possível ter informações históricas sobre seus retornos, enquanto que em projetos isto não existe, em especial pela natureza dos projetos se serem sempre algo único.

Tendo esta questão, a técnica proposta consiste nos conceitos explanados, que tem como foco a maximização do retorno x risco do portfólio, e em um primeiro momento identifica e caracteriza os projetos que poderão ser parte no portfólio, identificando os projetos por seus nomes, código de identificação, descrição do projeto, custo e o retorno esperado, estas duas ultimas, serviram para medir qual o retorno esperado do portfólio, representado pelo VPL (Valor Presente Líquido), seguido de uma caracterização dos riscos. Em casos onde os mesmos riscos afetam projetos diferentes, é necessário calcular qual o impacto do mesmo risco em cada projeto.

Nos passos seguintes, a técnica identifica qual a relação entre os projetos, criação de todos os portfólios possíveis que podem ser criados a partir dos projetos candidatos, simulação dos cenários de risco em cada portfólio criado e por fim a geração de todas as informações necessárias para a criação do portfólio ótimo, que resultará no último passo que é a criação de uma representação gráfica da tupla Retorno e Risco, que permitirá visualizar, assim como na teoria original de Markowitz, qual é o melhor portfólio a se escolhido.

Leiam o artigo completo na última edição, com mais detalhes do trabalho e inclusive alguns comentários sobre como foram o resultados dos estudos experimentais: www.mundopm.com.br/destaquesEd43.shtml

::: Autor do post