Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Plano de Gerenciamento do Escopo – Projeto (Exemplo)

03 10 2014

No post Projeto-Exemplo Parte 2, propusemos o desafio de criar o Plano de Gerenciamento do Escopo para o projeto descrito a seguir.

Título: 1a Semana Regional de Doação de Sangue do Vale do Paraíba

Objetivo: Prover estoque de sangue suficiente para o período de Natal e Ano Novo (20/12/2014 a 10/01/2015).

Justificativa: Historicamente, o período de férias e festas de final de ano ocasiona um aumento do número de acidentes, bem como outros eventos que exigem maior capacidade do Banco de Sangue. Neste ano, como prevenção à falta de estoque, vamos realizar uma campanha regional de doação no Vale do Paraíba (SP).

Descrição Geral: O projeto terá início em Outubro de 2014, incluindo planejamento, organização e a realização da semana de doação de sangue que deverá ocorrer entre 01 e 05/12/2014. A campanha deverá ser realizada em nível regional no Vale do Paraíba, contando com postos avançados de coleta de sangue em ao menos cinco cidades diferentes (a serem definidas) em torno de São José dos Campos. Exigências ambientais, sanitárias e outras devem ser consideradas. Publicidade e propaganda, bem como o uso de redes sociais na divulgação, são fator crítico de sucesso.

Plano de Gerenciamento do Escopo

(Elaborado por Edwillie Cardoso)

1.                Objetivo do Plano de Gerenciamento do Escopo

Descrever as atividades e artefatos requeridos para entendimento dos desejos, necessidades e expectativas em relação a este projeto. De modo a alcançar o desenvolvimento de uma estrutura compreensível a todos interessados e gerenciável para determinar suas regras de acompanhamento.

Este documento apresenta o plano de como serão obtidos os desejos, necessidades e expectativas das partes interessadas neste projeto. Quais ferramentas, técnicas e artefatos serão utilizados para determinar o que deve ser abordado pelo projeto ou não.

2.                Método de Gerenciamento de Requisitos

Determine como os requisitos serão elicitados, armazenados, priorizados e versionados. O Gerenciamento de configuração do PGP pode ser uma fonte de referência.

2.1.  Método de Coleta de Requisitos

Para coleta de requisitos, serão utilizadas: Entrevistas com as partes interessadas, Tabulação de dados, pesquisas na internet e materiais de referência sobre o assunto, formatando a base de ativos de processos organizacionais.

2.2.  Documentos Padronizados de Requisitos

Para devida tabulação dos requisitos, será utilizada a matriz de rastreabilidade de requisitos, identificada pelo arquivo: 5.2 Matriz_Rastreabilidade_Requisitos_v##.xlsx. Onde ## refere-se ao número de versão do documento, que quanto maior, mais recente. Independente da data de edição do arquivo.

2.3.  Processo de Gerenciamento e Priorização de Requisitos

Este documento representa a maior proximidade entre o escopo do projeto e as expectativas das partes interessadas. Visto isto, este documento deve ser formalizado (assinado) por cada requisitante como o norteador do projeto.

Caso, no decorrer do projeto, algum dos requisitos não possam ser atendidos diretamente ou alternativamente, ou que novos requisitos surjam devido mudanças de normas, legislações, tecnologia ou para melhor aderência ao objetivo do projeto, devido a seus entendimentos durante o desdobramento (detalhamento), estes deverão passar por nova formalização para submissão ao comitê de mudanças do projeto.

3.                Método de Gerenciamento de Escopo

Determine como os desejos, necessidades e expectativas identificados nos requisitos serão alcançados e o que é necessário para alcança-los.

4.  Processos de Escopo

O escopo será determinado com base nos requisitos elicitados, com apoio de referências técnicas e ou especialistas para avaliação de viabilidade de atendimento aos requisitos

4.1.  Documentos Padronizados de Escopo

A Declaração do escopo do trabalho, trará maiores detalhes sobre o que será contemplado ou não. Bem como premissas e restrições que determinarão as ações dos recursos e os riscos inerentes nos passos iniciais do projeto.

A Declaração de escopo, será identificada pelo arquivo: 5.3 Declaração do Escopo do Projeto_V##.docx, Onde ## refere-se ao número de versão do documento, que quanto maior, mais recente. Independente da data de edição do arquivo 

5.                Criar a EAP

Determine como a EAP será decomposta, por fases, por entregas ou pacotes de trabalho.

Para um melhor controle da evolução do projeto e correções mais pontuais, a EAP deste projeto será elaborada em grupos de entregas. Possibilitando a melhor alocação dos recursos e determinação de pontos que exigirão força tarefa.

6.                Validar e Controlar o Escopo

Como é o processo de validação do escopo como é o processo de mudança e seu controle.

A validação do escopo é de responsabilidade do patrocinador do projeto, com respaldo dos requisitos aprovados pelos requerentes e dimensionados pela equipe do projeto. Onde a compreensão sobre os requisitos e escopo não gerem dubialidades e subentendimentos

::: Autor do post