Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

One Page Project Manager – OPPM

12 06 2013
No post anterior, conversamos um pouco sobre o PM Model Canvas, uma ferramenta bastante visual, intuitiva e muito útil criada pelo Prof Finocchio. Na semana passada, também ocorreu o VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, organizado pelo PMI-GO. Nos posts seguintes, comentaremos sobre algumas palestras muito bacanas que ocorreram lá.Nesta semana, como prometido, veremos com um pouco mais de detalhe a ferramenta One Page Project Manager , muito conhecida e largamente utilizada.

 oppmi

Figura 1 – One Page Project Manager

 

OPPM é uma ferramenta visual para planejamento e acompanhamento de projetos. Conforme os próprios autores mencionam, não se trata de substituir todos os documentos de projetos. Trata-se de simplificar a comunicação para os diferentes stakeholders, mantendo o foco no projeto. Obviamente, dependendo do seu projeto, muito mais documentação será necessária para detalhamento do projeto.

oppm - planilha

Figura 2 – Matriz OPPM (Microsoft Excel)

A Matrix como o ponto focal do projeto, contendo os elementos essenciais do seu projeto. Ela serve como um passo de integração das diferentes partes (ou passos) e permite uma melhor comunicação com os stakeholders.

Primeiramente, o gerente do projeto apresenta uma visão geral do projeto para a equipe e depois organiza a discussão sobre a estratégia de gerenciamento do projeto, como lidar com o projeto, e passa a completar o template OPPM, seguindo os passos abaixo.

oppm - passos Seguindo os passos descritos acima, é possível criar o seu plano de projeto em uma página, que será o ponto de partida para o planejamento mais detalhado. Além disso, o OPPM permite atualizar o andamento do projeto em relação a entregas, tempo e custo (ou outras métricas), fornecendo uma figura atraente e de simples compreensão para reuniões de status.

A seguir, criei rapidamente um projeto usando OPPM. Trata-se do projeto de um carro elétrico. Por limitação minha de tempo e falta de conhecimento em carros elétricos, pode não ser um bom plano de projeto… Entretanto, vale como ilustração do OPPM.

oppm - meu projetoFigura 3 – Projeto do carro elétrico

Convido os amigos leitores a imprimir uma página OPPM e seguir os passos resumidos anteriormente para fazer algum projeto, como o carro elétrico. Procure também aplicar aos seus projetos, estejam em andamento ou sejam projetos já finalizados. Para quem se interessou, existe bastante material mais completo e aprofundado sobre OPPM. Vale a pena pesquisar.

Na próxima semana, conversaremos sobre os temas mais importantes do VIII Congresso de GP. Até lá!

 

::: Autor do post