Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

O que é a UNOPS?

19 10 2012

Como já noticiado por este blog, o nosso colega  Ricardo Vargas foi nomeado e tem exercido desde o dia 01 de Julho de 2012 o cargo de Diretor de Práticas de Projetos na UNOPS. Como uma maneira de apresentar um pouco mais do trabalho que a agência desenvolve, é que escrevemos este post.

A UNOPS, trata-se de uma Agência na ONU como diversas outras, e que tem como intuito contribuir para a operacionalização de alguns objetivos da ONU. Seu principal foco de atuação é  contribuir especialmente em questões ligadas a infraestrutura, e a  sua missão é expandir a capacidade do sistema das Nações Unidas e seus parceiros para implementar construção da paz, humanitária e operações de desenvolvimento  para as pessoas em necessidade.

Os principais objetivos da Agência para o triênio 2010-2013 são:

  1.  Reconstrução da paz e da estabilidade após conflito
  2. Início da recuperação das comunidades afetadas por desastres naturais
  3. Capacitar as pessoas para desenvolver as economias locais e obter serviços sociais
  4.  Sustentabilidade ambiental e adaptação às mudanças climáticas

O que cria para esta agência um portfólio realmente vasto de projetos e com muitas interdisciplinaridades. Vejam neste vídeo um breve depoimento do Ricardo Vargas sobre a agência e a sua atuação:

E na sequência um vídeo trazendo um pouco da atuação da agência no Haiti, onde contribuiu com a construção de abrigos temporários e com a reforma de casas destruídas pelo terremoto, trabalhando em conjunto com a Minustah (tropas da ONU para a manutenção da PAZ).

Em 2011 realizou, a agência foi responsáveis por construir 2.301 km de estradas, 74 escolas, 8 centros de treinamento, 14 hospitais, 28 clínicas médicas, 52 laboratórios, 33 bases policiais e 7 centros de treinamento para policiais, 17 prisões e 4 detenções, 12 tribunais e 53 prédios para a administração pública dentre outros projetos que contribuíram com a vida de milhares de pessoas,  clicando aqui é possível acessar o seu relatório anual de atividades da agência. Caso queira conhecer mais, também pode acessar o site oficial: www.unops.org ou mesmo pela fanpage no Facebook: facebook.com/unops.org

 

::: Autor do post