Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Just Start – Decidindo na Incerteza

14 01 2013

 

Existe um texto fantástico do Roberto Shinyashiki cujo título é “O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.” Neste texto, Shinyashiki aborda os pilares do sucesso: planejamento, perseverança e persistência. Esses 3 P´s são necessários mas não suficientes para garantir o sucesso. A execução dos nossos planos pessoais e profissionais depende em grande parte de ação e atitude, tema do livro Just Start: Take Action, Embrace Uncertainty, Create the Future (Schlesinger; Kiefer; Brown, 2012). Os autores propõem o ciclo Agir-Aprender-Construir (Act-Learn-Built) em contraposição ao famoso PDCA (Plan-Do-Check-Act).

Em outras palavras, o planejamento está se tornando cada vez mais ágil, flexível e adaptável. Agir (Act) significa escolher deliberadamente um caminho (veja posts sobre Tomada de Decisão) e envidar todos seus esforços nesse sentido. Não se trata agir ao acaso, escolhendo caminhos aleatoriamente. Trata-se de exercer e desenvolver as competências mais importantes para os profissionais na atualidade:

  • Decidir na complexidade
  • Agir na incerteza

Em se tratando de tomada de decisão e métodos de estruturação de problemas, existe vasta literatura, como o artigo do Prof Ion Georgiou (FGV): Making Decisions in the Absense of Clear Facts (Georgiou, 2008 – EJOR). A ação (Act) proposta por Schlesinger, Kiefer e Brown (2012), portanto, é o primeiro passo, mas deve ser baseado em método.

O passo seguinte no ciclo Act-Learn-Build é aprender a partir da ação tomada, isto é, coletar e refletir sobre as lições aprendidas. O terceiro e último passo é construir (Build) sobre o aprendizado. Tanto nos passos de aprendizado quanto de construção, poderíamos aplicar métodos de estruturação de problemas e tomada de decisão. Eu sugiro, inclusive, pensar no ciclo PDCA dentro do ciclo Act-Learn-Build.

 

Figura 1 – Act-Learn-Build

 Quando não é possível planejar detalhadamente, temos duas opções: 1) não fazer nada e permanecer “empacado”; 2) agir para obter mais informações e depois replanejar. A segunda opção é o que propõe o ciclo Act-Learn-Build. Agir para diminuir incertezas, reduzir riscos e obter maior conhecimento sobre a situação. Poderíamos fazer uma analogia com Strategic Choice Approach (Friend, 2005), buscando reduzir três fontes de incerteza na tomada de decisão:

  • Incerteza quanto aos Valores
    • Compreender os objetivos e diretrizes
    • Clarear expectativas e agendas
    • Definir prioridades
  • Incerteza quanto ao Ambiente
    • Coletar informações
    • Estimar, prever, investigar e analisar
  • Incerteza quanto a Decisões Relacionadas
    • Coordenar, planejar e negociar

Ou seja, agindo sobre o ambiente (Act), podemos aprender sobre ele e sobre nós (Learn), definindo o que realmente desejamos fazer para depois construir ou reconstruir o plano (Build) e o executar. Embora isso tenha um pouco cara de “fazejamento”, algo que abominamos, não se trata disso. Trata-se de experimentação e proatividade, coisas importantíssimas, mas que devem ser utilizadas em ocasiões adequadas e com certa parcimônia…

Concluindo, Schlesinger, Kiefer e Brown (2012) pregam a importância de executar, colocar a mão na massa, reforçando o movimento ágil e lean. Identifique o valor e faça coisas para construí-lo e o capturar em seus projetos sempre. O livro Just Start traz sugestões de como aplicar o framework não apenas aos negócios mas também às nossas vidas pessoais, muito bacana. Recomendo a leitura do livro (ver também artigo na HBR: New Project? Don´t Analyze – Act).

 

::: Autor do post