Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

I Pesquisa sobre o nível de Estresse do Gerente de Projetos no Brasil

16 04 2012
¿Cuál es su nivel de estrés?

Qual o seu nível de estresse?

Na intenção de mapear como o profissional de gerenciamento tem desenvolvido sua relação com o trabalho, lançamos um pesquisa, proposta pelo Professor André Barcaui  – Coordenador Acadêmico da FGV-RJ, sobre o nível de estresse do gerente de projetos no Brasil.

A pesquisa, composta por duas fases, traz como principal intuito mapear um perfil do profissional de projetos no brasil e em que situações este profissional encontra-se mais ou menos estressado.

Ao responder a pesquisa, além de ter um diagnóstico na hora sobre o seu nível de estresse, você estará concorrendo automaticamente a 10 assinaturas da revista Mundo PM. Não deixe de participar. Para responder acesse: mundopm.polldaddy.com/s/estresse.

Leiam as palavras do Professor André Barcaui sobre a pesquisa:

É para tentar entender um pouco mais sobre este complexo cenário, que estamos realizando com apoio da Revista MundoPM uma pesquisa inédita sobre o nível de estresse percebido por gerentes de projetos no Brasil – acesse: mundopm.polldaddy.com/s/estresse. O objetivo é mapear como está a percepção dos gerentes quanto ao seu nível de estresse, fazendo uso de uma adaptação do modelo de questionário de estresse do International Stress Management Association (ISMA) da Inglaterra. A pesquisa é composta por 41 perguntas diretas, sendo que 16 delas visam mapear o perfil do gerente de projetos e 25 o nível de estresse percebido. As perguntas sobre estresse são do tipo <sim> ou <não>, onde espera-se uma resposta honesta com base no cotidiano de cada gerente. Caso a resposta se aplique apenas parcialmente a realidade do respondente, deve ser respondida igualmente com <sim>, conforme sugere o modelo britânico. Obviamente não existem respostas certas e todas as perguntas devem ser assinaladas.

Conforme a própria recomendação do ISMA-UK, é importante salientar que cada pessoa reage ao estresse ao seu próprio modo. Sendo assim, torna-se muito difícil diagnosticar sintomas de estresse apenas através de um simples questionário. No entanto, como o teor da pesquisa é exploratório e seu objetivo é tão simplesmente um mapeamento geral do estresse dos gerentes de projetos brasileiros segundo sua própria percepção, acreditamos que a sua compilação e análise poderá fornecer boas pistas de como se encontra o nível de estresse destes profissionais.

 Os resultados desta primeira pesquisa sobre o estresse em gerentes de projeto no Brasil, além de oferecer algumas sugestões de como lidar com essa questão, tanto do ponto de vista da organização quanto do gerente de projeto. Por esta razão sua participação na pesquisa é muito importante. Não perca essa oportunidade. O resultado da pesquisa e com dicas de enfrentamento do estresse será publicado em artigo na próxima edição.

André Barcaui.

Boa Sorte

::: Autor do post