Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Gerenciamento de Custos – Parte 2

29 08 2013

No post anterior, abordamos o gerenciamento de custos em projetos de uma maneira geral. Retomando os conceitos, o Gerenciamento dos Custos inclui processos envolvidos no planejamento, estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Vejam os processos abaixo de acordo com a 5a edição do Guia PMBOK (PMI, 2013).

7.1 Planejar o Gerenciamento de Custos

  • Definir técnicas, ferramentas e informações a serem utilizadas nas estimativas de custos;
  • Metodologia para criação do orçamento e descrição de como serão utilizados os processos de gerenciamento de custos; e,
  • Definir indicadores, responsabilidades e formas de medição e acompanhamento dos custos do projeto.

7.2 Estimar Custos (CUSTO)

  • Estimativa dos custos monetários necessários a execução do projeto com base nos recursos estimados para as atividades.

7.3 Determinar ORÇAMENTO (CUSTO)

  • Agregar os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer a linha de base dos custos autorizada.

7.4 Controlar Custos (CUSTO)

  • Monitorar o andamento do projeto do ponto de vista do gerenciamento de custos; e,
  • Gerenciar mudanças na linha de base dos custos.

dil

Dilbert.com

Portanto, em resumo, o Plano de Gerenciamento de Custos descreve como deve ser elaborado e controlado o orçamento do projeto, enquanto a Linha de base de Custos é composta pelo orçamento aprovado e informações complementares. Como vemos na tirinha do Dilbert, acima, definir o orçamento do projeto não é nada fácil… Vamos a um passo-a-passo simplificado a seguir.

1112

Figura 1 – Passo-a-passo simplificado para gerenciar um projeto (Fonte: Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI)

1113

Figura 2 – Usando MS-Project 2010 para gerenciar projetos (Fonte: Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI)

1114

Figura 3 – Exemplo de orçamento

Na próxima semana, conforme prometido, veremos o Valor Agregado. Aproveito para indicar algumas referências na internet que podem ajudar. O Blog PM Tech, por exemplo, do amigo Mauro Sotille, possui uma compilação de referências bibliográficas em gerenciamentos de projetos separadas por área, faça o download do .pdf aqui. Também encontramos excelente fonte de informação no site do Ricardo Vargas (www.ricardo-vargas.com) e, em especial, na Seção de Podcasts.

::: Autor do post