Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Vem aí, o MS-Project 2013!

18 07 2012

Um dos assuntos mais comentados recentemente foi o anúncio das versões 2013 dos softwares da Microsoft. Dentre eles, o MS-Project 2013 e o MS-Project Server 2013, trazendo muitas novidades.

A versão beta já está disponível para download e avaliação: Download do MS-Project 2013.

Tem muita gente ainda usando a versão 2007 e anteriores, embora tenha havido uma boa adoção da versão 2010. A nova versão 2013 promete trazer grandes mudanças e ferramentas desejadas pelos profissionais de gerenciamento de projetos foram incorporadas.

Um overview do MS-Project 2013 está disponível no site da Microsoft. Foi dada maior ênfase à comunicação e colaboração, permitindo inclusive trocas de mensagens instantâneas. Para isso, é preciso utilizar a plataforma Lync Server 2010. A integração do MS-Project Pro e Server com o Lync Server permite que o ambiente de gerenciamento de portfólio e projetos (PPM, PM) seja mais integrado e colaborativo. Com isso, a Microsoft converge cada vez mais suas plataformas stand-alone Microsoft Office (inclusive Outlook e Project) para a integração das plataformas Server (Project Server, Sharepoint, Lync e mais).

Algumas novidades do MS-Project 2013:

  • Integração do MS-Project com o Lync Server, permitindo maior colaboração e novas ferramentas de comunicação (IM, video-voice conference etc)
  • Apps para MS-Office (Apps Store)
Figura – Nova interface e relatórios do MS-Project (Fonte: Microsoft)

Figura – Nova interface e relatórios do MS-Project (Fonte: Microsoft)

Figura – Colaboração (Fonte: Microsoft)

Figura – Colaboração (Fonte: Microsoft)

 A Microsoft também já disponibilizou o MS-Project Server 2013 para download e avaliação: Download do MS-Project Server 2013. Algumas das suas funcionalidades estão descritas a seguir.

  • O Project Online ajuda você, identificando os passos importantes e fornecendo um guia simples para você configurar as funcionalidades do Project Portfolio Management (PPM). Project Online permite ainda acesso remoto, inclusive com suporte para smartphones e dispositivos móveis.
  • Permite um gerenciamento flexível do portfólio de projetos, seleção ótima de portfólios, otimização de cenários, balanceamento da capacidade de recursos e priorização.
  • O Project Online continua permitindo o uso da interface Project Web Access (PWA), permite a criação de fluxos de trabalho usando Visio no SharePoint Designer e outras funções de governança e controle no ciclo de vida dos projetos.
  • Permite compartilhamento de documentos e outras funcionalidades de colaboração.
  • Permite visualizar e customizar painéis, visões, relatórios, resumos e planos para auxiliar na tomada de decisão dos projetos e do portfólio.
Figura – Interface PPM e dashboards (Fonte: Microsoft)

Figura – Interface PPM e dashboards (Fonte: Microsoft)

Figura – Apps para Office (Fonte: Microsoft)

Figura – Apps para Office (Fonte: Microsoft)

Imagino que teremos muitas surpresas da Microsoft no Evento PM Tools, já se inscreveu? Ainda dá tempo!

Para quem não conhece o funcionamento do MS-Project Server, neste link há uma descrição do gerenciamento de portfólio realizado usando a versão 2010, que já trazia muitos recursos e agora terá boas novidades na versão 2013. Há um white paper sobre gerenciamento de portfólio que pode ser baixado neste link.

::: Autor do post