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::: Blog MPM

O que é importante para promover um PMO de sucesso?

09 11 2012

Estivemos ontem pela manhã na palestra da Dra. Lynda Bourne, uma das maiores autoridades no tema Stakeholder Management, que abordou em sua palestra no Fórum Internacional de PMOs 2012 a importância que a comunicação e uma correta gestão de stakeholder tem para garantir o sucesso de um PMO e dos projetos de modo geral.

Sua palestra começou falando sobre a importância das pessoas nos resultados, e como é importante que elas se engajem com os resultados. Tendo como base esta colocação. A Dra. Lynda levantou um questionamento, sobre qual o relacionamento que o PMO desenvolve na empresa, ele é um parceiro ou um servidor?

Apenas para pontuar, ela ressaltou as principais funções desenvolvidas por um PMO, que também podem ser lidas neste post escrito pelo Mário Trentim, são elas:

  1. Monitoramento e Controle;

  2. Metodologia e Suporte ao desenvolvimento;

  3. Acompanhar e ajudar no desenvolvimento da carreira do G.P.

  4. Oferecer suporte a Governança Corporativa e alinhamento estratégico;

  5. Entrega de Valor/Realização de Beneficios

  6. Gestão de de Relacionamentos

Abordando a questão do stakeholder nesta definição de atuaçãoa feita pela Dra. Lynda Bourne, foram colocadas algumas técnicas que podem ser utilizadas para garantir uma boa comunicação e consequentemente engajamento. Segundo ela, existem básica mente 4 tipos de Stakeholders no que se refere a demanda de comunicação, por exemplo, a informação que os executivos estão buscando é diferente da informação que a equipe do projeto demanda, a equipe em relação os executivos querem muitos mais detalhes do dia a dia, enquanto os executivos estão mais interessados em um report mais rápido com os resultados. Tais diferenças, demandam uma comunicação especifica, os quatro tipos apresentados foram:

  • Downwards

  • Upwards

  • Sideward

  • Outwards

Para mapear cada um destes grupos apresentou a técnica sugerida foi a SHC Methodology – Stakeholder Analytics, que consiste em identificar os stakeholders e a maneira como se dará o relacionamento e comunicação entre os grupos de stakeholders identificados por meio de níveis de importância entre os diferentes stakeholders.

De acordo com a Dra. Lynda Bourne, um bom mapeamento e consequentemente plano de gestão é capaz de identificar a maneira como se dará o relacionamento com as diversas pessoas, quais são as expectativas e que ao longo do projeto os grupos de stakeholders mais importantes vão mudando, assim como as expectativas vão mudando e surgindo outras. Assim como este trabalho permitirá criar uma metologia especifica para cada um deles: Os passos propostos pela metodologia são:

  1. Identificar

  2. Priorizar

  3. Visualizar

  4. Engajar

  5. Monitorar

Finalizando a sua apresentação, ela mencionou mais duas técnicas, uma delas voltada para a gestão da equipe, que é a SCARF (status, certainty, autonomy, relationships, fairness), mencionada em nosso blog pela Maria Angélica Castellani e a LB´s 3 voltada para a comunicação com os executivos (1 – No Problems: recomendations; 2 – Business language; 3 – Make them look good)

Gostou, quer saber mais? Então acompanhe a Dra. Lynda Bourne no Twitter: @lyndashm

Vejam alguns dos principais momentos do Fórum:

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