Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Implementação de PMO no Governo do Espirito Santo

09 11 2012

Acabou de acontecer a apresentação do case de implantação do PMO do Governo do Estado do Espirito Santo realizada pelo Régis Mattos e a Joseane Zoghbi e um dos finalistas do Prêmio PMO do Ano.

Criado em 2007 oficialmente, mas com um contexto de formação desde 2003, quando o estado começou a realizar um saneamento fiscal e administrativo, em um contexto onde o estado estava com um déficit de aproximadamente 1 bilhão, o equivalente a cerca de quatro meses de arrecadação.

Entre 2003 e 2005, foi realizado uma recuperação, a partir de onde o estado começou a retomar seus investimentos, mas ainda sem um foco estratégico. Tendo este contexto, em 2006 o governo decidiu criar um plano estratégico para 2025, o que resultou em uma carteira de 96 projetos para a realização deste plano, e na necessidade de criação de um PMO, que inicialmente começou com a implantação e criação de metodologias. Como não existiam profissionais de gestão de projetos no governo na época, foram contratados profissionais para trabalhar em conjunto com os servidores.

Em 2008 foi criada uma secretária de estado, para cuidar da gestão de projetos, os investimentos neste período chegaram a 800 milhões de reais anuais, e graças ao trabalho desenvolvido, em 2011, mesmo com as troca de partido do governo, devido a atuação que tiveram em acompanhar os projetos e outros momentos do governo, foram convidados para compor o novo governo, o que propiciou a eles continuarem a desenvolver o seu trabalho como PMO.

De acordo com a fala do Régis Mattos criar uma relação de confiança e competência tem sido um fator essencial para o desenvolvimento do trabalho, criando em algumas momentos até mesmo relacionamentos pessoais com as pessoas.

Joseane Zoghbi abordou em sua sua fala um pouco dos desafios encontrados, que foram principalmente transformar projetos conceituais em definidos, melhorar a capacidade de execução, superar a capacidade de execução e enfrentar a questão de hierarquia, que é muito sedimentada em órgãos públicos.

Desenvolveram esta desafio começando por uma definição de metodologia, capacitando a equipe com MBAs e com cursos para as equipe para diversos níveis de conhecimento em gestão de projetos.

A principal atuação do PMO do Governo do ES tem como principal função Coordenar o processo de planejamento estratégico, definir e disseminar metodologia, acompanhar ações de planejamento, execução e avaliação de programas, gerenciamento intensivo.

Os principais resultados do trabalho que tem sido desenvolvido é um aumento na entrega dos projetos, assim como a qualidade de entrega dos projetos, tendo conseguido avanços inclusive para determinar padrões para a implantação de projetos realizados com os municípios, inclusive em projetos como construção de escolas, hospitais, etc.

A visão que eles tem como PMO é ser referência na implantação de projetos estratégicos até 2015, e o trabalho desenvolvido tem sido referência e motivo de inspiração para outros governos, fatores atribuídos ao aspecto técnico que o PMO tem tido.

Os próximos passos por eles estabelecidos é consolidar a gestão de portfólio de projetos, aprimorar o sistema de gestão e implantar a gestão de benefícios estruturais.

Vejam alguns dos principais momentos do Fórum:

::: Autor do post