Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

ENTREVISTA: Dr. Harold Kerzner – O Futuro do Gerenciamento de Projetos

28 06 2012

Recentemente estabalecemos uma parceria com a HSM Educação para promover o HSM Special Class, um MBA com aulas presenciais que dão a oportunidade dos participantes estarem, frente a frente, com grandes experts internacionais como Michael Porter, Philip Kotler, Derek Abell, William Ury, David Ulrich, John Davis, Harold Kerzner – Gerenciamento de Projetos, Christopher Meyer, James Champy e George Bodenheimer. Vejam os detalhes do curso em: blog.mundopm.com.br/mba-em-gestao-de-projetos-hsm-educacao/.  Por ocasião, tive uma conversa  com o Dr.Kerzner  minutos antes da sua aula magna na sede da HSM Educação, que publicamos agora para vocês em nosso blog:

Dr. Harold Kerzner e Zózimo

Dr. Harold Kerzner e Zózimo

Tive oportunidade de direcionar ao guru de gerenciamento de projetos algumas perguntas sobre atualidades na área. Em tom super descontraído e num ambiente perfeitamente digno de sua presença Dr. Kerzner demonstra-se motivado por ser o líder de referência para o curso MBA de Gestão de Projetos da HSM-Educação e inspirar seus alunos.

Em sua aula magna podemos ressaltar que em sua opinião como expert sobre o assunto é importante atualmente que as pessoas envolvidas com a gestão de projetos aprendam com o passado, os exemplos de erros e sucesso. Ele lembra que em muitas ocasiões na sua época de gerente de projetos eles não tinham como se inspirar com exemplos de outros porque não haviam muitos cases divulgados, tinham que aprender com os próprios erros, então tudo era mais difícil. Outra consideração feita pelo guru foi com relação ao perfil dinâmico de gerente de projetos de pequenas empresas ou pequenos projetos, uma competência diferenciada, e muito apropriada para as demandas atuais da moderna gestão de projetos. Este tipo de profissional, diz ele, tem mais habilidade para adaptar-se a situações de mudança constantes e lidar com outros contextos de projetos, tornando-se um profissional mais desejado e com potencial de atuação global.

Vale ressaltar que recentemente num levantamento da revista VEJA, foi apontado que entre os profissionais mais cobiçados da atualidade pelo mercado estão aqueles que detêm um MBA em Gestão de Projetos.

Assim iniciamos a entrevista e neste contexto a primeira questão foi com relação ao futuro de gerenciamento de projetos, como capacitar pessoas e preparar organizações para terem melhor aproveitamento na realização dos seus projetos?

Kerzner: Temos que saber aprender, a não cometer os mesmos erros do passado. Os exemplos são muito didáticos e nos ajudam a aprender com a história, e apesar de não garantirem acertos no futuro eles nos possibilitam não errar da mesma forma e a entender quais os pontos de investimento em termos de esforços e recursos que melhor retornam em benefício para os projetos. E em minha experiência profissional e de alguns colegas, a educação em gerenciamento de projetos tem sido a melhor forma de preparar as organizações para o futuro, com exemplos de alto ROI – Return Of Investiments. Com a oportunidade de aprender com os erros de outros e de capacitar as pessoas facilita estar mais alerta em cenários semelhantes e a fortalecer sua visão do projeto com mais planejamento e monitoração adequada, onde os dashboards são muito indicados.

Zózimo: Considerando o contexto brasileiro, onde diversos projetos estratégicos para o país, como os de base para o desenvolvimento econômico, os de oportunidade de momento como os grandes eventos esportivos,  já se encontram em situações de desafio com relação a capacidade de execução e realização dentro de prazos que em certos caso são imutáveis. Como diminuir esse tempo de absorver competência?

Kerzner:  Basicamente existem dois tipos de cursos para capacitação atualmente no mercado. Um deles está focado para como fazer seu trabalho hoje e outros em como fazer o seu trabalho no futuro. Se selecionar corretamente um mix de cursos de capacitação isso pode lhe auxiliar neste desafio, mas saiba que se você somente se capacitar em como fazer seu trabalho atualmente não estará preparado para o futuro próximo, especialmente porque as mudanças estão constantemente ocorrendo. Então para se preparar adequadamente é necessário selecionar um mix de cursos que desenvolva as habilidades das pessoas e as prepare para um futuro planejado.

Zózimo: A cultura brasileira é muito de sair fazendo, especialmente na camada da alta administração. Com o desafio do momento de realizar diversos projetos de ordem nacional em condições extremamente desafiadoras com relação a prazos esse contexto se agrava, como lidar com esse trade-off e alertar a alta administração sobre qual seria os possíveis caminhos?

Kerzner: O que pode ser argumentado é sobre a importância do balanceamento. Eu sempre ouço dos altos executivos que os projetos de hoje são tão importantes para nós que não temos tempo para liberar as pessoas para treinamentos e minha resposta é ok você faz dinheiro hoje e não tem futuro amanhã. Então o que fazer? É importante para a empresa plantar o futuro. Certamente eu não tenho resposta para todas as questões, também estou aprendendo, por isso estou aqui em São Paulo também e não de férias no Rio (risos…). Contudo meu conselho é que as empresas planejem seus treinamentos como planejam seus serviços e produtos, determinem quais habilidades vão precisar para o futuro e selecionem treinamentos que proporcione e tragam essas habilidades para suas equipes de projeto. Isso é o que as boas empresas fariam, ou seja, saber o que deseja ser e fazer daqui a 5 ou 10 anos, e o que enfrentará pela frente para poder ser capaz de fazer e então se preparar para isso. Estamos falando de planejamento estratégico em gerenciamento de projetos, é necessário fazer.

Zózimo: As pessoas são as principais razões de um projeto dar ou não certo, suas competências e motivações são que fazem alcançar o sucesso. Como fazer com que elas continuem motivadas a buscar esses resultados?

Kerzner: Particularmente eu acho que todas as pessoas querem e são motivadas para que o projeto seja um sucesso porque elas não gostariam de participar de algo que fracassou. Porém cada uma delas tem uma razão particular para que o projeto seja um sucesso. Uns motivam-se pelo fato da conquista, outros pelo bônus recebido, outros pela demonstração de competência perante a diretoria da empresa, e tudo isso pode ser uma das justificativas para os motivos que a alta administração enxergue como válido liberá-los para treinamentos.  A questão é para onde está se olhando, visão de curto prazo ou longo prazo,  e a capacitação adequada em gerenciamento de projetos é uma visão de longo prazo.

::: Autor do post