Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

PMI-ACP, a nova certificação agile do PMI

17 01 2012

Recebemos do Leandro Faria, um dos 13 certificados no Brasil com a certificação PMI-ACP e  do blog: leandrofaria.com.br/blog algumas dicas e explicações sobre a nova certificação do PMI para metodologias agéis.  Vejam o que ele nos traz:

Fonte: qaiglobalservices.com

Fonte: qaiglobalservices.com

O PMI divulgou sua nova certificação PMI-ACPSM (PMI-Agile Certified Practitioner) quando abriu o programa piloto, no mês de março de 2011.

A nova certificação chegou como uma iniciativa e atenção da maior instituição de gerenciamento de projetos do mundo às tendências do mercado. Apesar de todo o conteúdo oficial do PMI seguir a então chamada abordagem “tradicional” de gerenciamento de projetos, a Agile Community of Practice (www.agile.vc.pmi.org/Public/Home.aspx ) é a maior comunidade virtual do PMI, o que reforça a relevância e aderência do tema.

Dentre as principais vantagens oferecidas pelas práticas ágeis, estão: a rápida adaptação e resposta à mudanças, feedback contínuo, foco no valor de negócio e ciclos incrementais de planejamento e entregas.
Após a divugação do programa, uma lista de referência e o Examination Content Outline foram liberados no dia 15 de abril, detalhando os conhecimentos, skills e ferramentas que deveriam ser conhecidas para a certificação, uma espécie de guia para estudo.

Seguindo o processo, os candidatos do programa tiveram do dia 15 de setembro ao dia 30 de novembro de 2011 para prestar o exame de 120 questões e 3 horas de duração, também agendados em centros Prometric espalhados pelo mundo, seguindo os moldes das demais certificações do PMI. Estes candidatos, além da oportunidade de serem os primeiros profissionais do mundo a obterem a certificação, tiveram um incentivo de 20% de desconto na taxa da prova.

Como a certificação ainda estava em período beta, os resultados não eram anunciados ao final do exame. Após adiar a data de liberação dos resultados de dezembro de 2011 para janeiro de 2012, no último dia 09 de janeiro todos os candidatos que participaram do programa e prestaram o exame foram notificados por emails quanto ao resultado de suas aplicações.

No total, 7654 aplicações foram abertas, 1404 submetidas, 827 exames foram pagos, 557 exames prestados e 515 candidatos aprovados, entre eles 13 brasileiros: 2 de Minas Gerais, 3 de São Paulo, 2 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul, 2 do Distrito Federal, 1 do Paraná e 1 de Santa Catarina.

Como principal conteúdo da prova de certificação, estão: o manifesto ágil (declaração pública sobre a filosofia de princípios ágeis de desenvolvimento de software), as metodologias e frameworks ágeis (como Scrum, Extreme Programming, FDD, Kanban) e conceitos como Business Value Focus, Continous Integration e Deployment, Value Stream Mapping, entre outros.
Apesar de já existirem outras certificações com este foco no mercado, como por exemplo a CSM (Certified Scrum Master) da Scrum Alliance (www.scrumalliance.org), a certificação do PMI vem com um enorme potencional de crescimento, principalmente devido ao já conhecido e rigoroso processo das certificações do instituto.

A data de de lançamento oficial da certificação aberta ao público ainda não foi divulgada, mas deve acontecer ainda neste mês de janeiro.

Mais detalhes podem ser encontrados na página da certificação, no site oficial do PMI: www.pmi.org/Certification/New-PMI-Agile-Certification.aspx

Leandro Henrique de Faria
PMP, PMI-ACP, CSM, ITIL, FCE, MCITP, MCPD, MCTS, MCP, MCT
contato@leandrofaria.com.br
12 de janeiro de 2012

::: Autor do post