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::: Blog MPM

BABOK 2.0 – Análise de Negócios

21 01 2014

No post anterior, discutimos o papel do analista de negócios e o papel do gerente de projetos. Neste post, vamos aprofundar a discussão apresentando as áreas do conhecimento do Guia BABOK 2.0 (também disponível no Google Books).

Os conhecimentos em Análise de Negócios são extremamente úteis e bastante complementares aos conhecimentos em gerenciamento de projetos. Resumidamente, a análise de negócios é responsável por identificar e compreender o problema (ou oportunidade) a partir da interação com as partes interessadas para definir os requisitos a serem satisfeitos. As atividades de análise de negócios conectam as necessidades dos stakeholders e do negócio (situação atual – as is) aos requisitos e especificações técnicas das soluções possíveis para escolher a melhor opção (situação futura desejada – to be).

Guia BABOK possui seis áreas do conhecimento e um conjunto de competências fundamentais, que passaremos a descrever a seguir.

areasDeConhecimentoBABOKFigura 1 – Guia BABOK 2.0

1. Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios

Essa área é responsável por coordenar e supervisionar as demais áreas, determinando qual será a abordagem adotada, quais atividades e ferramentas serão necessárias para que o esforço de Análise de Negócios seja realizado com sucesso.

Em resumo, o Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios envolve:

  • Identificar partes interessadas;
  • Definir papéis e responsabilidades;
  • Planejar a comunicação entre o analista de negócios e as partes interessadas;
  • Planejar a coleta, priorização, rastreamento e gerenciamento dos requisitos;
  • Definir escopo e entregas que a análise de negócios deve produzir;
  • Definir processos de análise de negócios a serem utilizados;
  • Estimar durações e recursos para as tarefas de análise de negócios; e,
  • Definir métricas para monitorar o trabalho de análise de negócios.

As tarefas do Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios são:

  1. Planejar a abordagem da análise de negócios;
  2. Conduzier a análise das partes interessadas;
  3. Planejar ativdades da análise de negócios;
  4. Planejar a comunicação da análise de negócios;
  5. Planejar o processo de gerenciamento de requisitos; e,
  6. Gerenciar o desempenho da análise de negócios.

Para aqueles que estão acostumados com o Guia PMBOK, essa área é análoga à área de Gerenciamento da Integração. Mais detalhes sobre o Guia PMBOK 5a edição:

http://blog.mundopm.com.br/2013/03/07/pmbok5-planejamento/

http://blog.mundopm.com.br/2013/03/14/47-processos-do-pmbok-5/

http://blog.mundopm.com.br/2013/03/21/pmbok-5/

2. Elicitação

A área Elicitação é responsável por planejar, conduzir, documentar e validar os requisitos. Para realizar a elicitação a contento, é importante compreender as necessidades e preocupações das partes interessadas, bem como fatores ambientais. As tarefas da Elicitação são:

  1. Preparar a alicitação, envolvendo o planejamento para a coleta, documentação e manutenção dos requisitos;
  2. Conduzir a atividade de elicitação junto às partes interessadas; e,
  3. Documentar os resultados da elicitação.

A elicitação dos requisitos é realizada de modo cíclico e iterativo. Isto é, o planejamento da elicitação de requisitos deve considerar os processos, tarefas e ferramentas necessários para identificar e priorizar requisitos ao longo de todo o esforço de análise de negócios. À medida em que se adquire maior conhecimento sobre as necessidades dos stakeholders e sobre o contexto de análise de negócios, é possível definir e detalhar melhor os requisitos.

Existem três tipos de requisitos:

  • Requisitos de Negócios: relacionados aos objetivos, metas ou necessidades da organização em seu contexto de negócios;
  • Requisitos das Partes Interessadas: necessidades das partes interessadas em relação à solução (como deve funcionar);
  • Requisitos da Solução: características que a solução deve possuir (análise de requisitos transforma as necessidades dos stakeholders em requisitos de solução e especificações);
  • Requisitos Funcionais: categoria de requisitos da solução que descreve comportamento e funcionalidades da solução;
  • Requisitos Não-Funcionais: categoria de requisitos da solução que descreve condições de operação e qualidade da solução; e,
  • Requisitos de Transição: requisitos temporários que a solução deve satisfazer para a transição da situação atual (as is) e a situação desejada (to be).

3. Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos

Obviamente, grande parte do trabalho do analista de negócios envolve comunicação. Esta área de conhecimento abrange a definição de como os requisitos são comunicados às partes interessadas e como o conhecimento obtido pelo analista de negócios é mantido para utilização futura (lições aprendidas, histórico, ativos de processos organizacionais).

Conflitos e mudanças são inerentes ao processo de definição e priorização dos requisitos. O objetivo desta área é garantir que os requisitos de negócios e de stakeholders foram identificados e validados corretamente, garantindo ainda a ligação entre esses requisitos e os requisitos da solução, de modo que a solução seja eficaz. As tarefas do Gerenciamento da Comunicação dos Requisitos são:

  1. Gerenciar o escopo e os requisitos da solução;
  2. Gerenciar a rastreabilidade dos requisitos (alinhamento e a coerência entre os requisitos do negócio, das partes interessadas e da solução);
  3. Manter requisitos para reutilização;
  4. Preparar o Pacote de Requisitos; e,
  5. Comunicar requisitos às partes interessadas, garantindo a compreensão comum dos requisitos.

4. Análise corporativa

A Análise Corporativa compreende atividades para a identificação da necessidade do negócio, justificativa para o esforço de análise de negócios empreendido. Essa análise permite contextualizar os requisitos das partes interessadas e direcionar os requisitos da solução, considerando as premissas e restrições do negócio. As tarefas da Análise Corporativa são:

  1. Definir a necessidade do negócio, justificando o esforço de análise de negócios;
  2. Avaliar lacunas (gaps) de capacidade, identificando necessidades de recursos, estrutura, pessoas, processos e tecnologia;
  3. Definir abordagem da solução, considerando sua viabilidade e detalhes para a preparação do plano de negócios;
  4. Definir o escopo da solução, incluindo suas principais entregas; e,
  5. Definir o plano de negócios, incluindo estimativas das durações das tarefas e recursos necessários.

Esta área não tem muita analogia com áreas específicas do Guia PMBOK, permeando várias áreas diferentes. Observem que os processos de análise de negócios, na verdade, ocorrem paralelamente aos processos de gerenciamento de projetos. Ou seja, as saídas das atividades de análise de negócios informam os processos de gerenciamento de projetos, especialmente no que tange aos requisitos e definição do escopo da solução.

5. Análise de requisitos

A Análise de Requisitos envolve a priorização e a elaboração progressiva dos requisitos das partes interessadas e dos requisitos da solução, incluindo modelos do estado atual para a validação do escopo da solução. Boa parte do trabalho na análise de requisitos está relacionado com engenharia de sistemas / engenharia de requisitos, como descrito neste post.

As tarefas da Análise de Requisitos são:

  1. Priorizar requisitos, de acordo com necessidades de negócio e das partes interessadas;
  2. Organizar requisitos, garantindo que sejam compreensíveis, completos e consistentes para as partes interessadas em suas diferentes perspectivas;
  3. Especificar e modelar requisitos, utilizando ferramentas como diagramas, casos de uso etc;
  4. Definir pressupostos e restrições, identificando as condições de contorno da solução;
  5. Verificar requisitos, garantindo que as especificações e modelos atendem à solução desejada; e,
  6. Validar requisitos, garantindo que todos os requisitos agregam valor para o negócio e às necessidades das partes interessadas.

6. Avaliação e validação da solução

A Avaliação e Validação da Solução envolve escolher e determinar qual solução é mais adequada à necessidade do negócio.

O analista de negócios deve também avaliar o quão bem uma solução entregue atende à necessidade original para qual foi desenvolvida. O objetivo principal é maximizar o valor entregue para as partes interessadas. As tarefas da Avaliação e Validação da Solução são:

  1. Avaliar solução proposta, analisando quão bem elas atendem aos requisitos das partes interessadas e do negócio;
  2. Alocar requisitos, de acordo com as opções e alternativas disponíveis;
  3. Avaliar a prontidão organizacional, considerando os efeitos da solução e avaliando se a organização está preparada para utilizar a solução de maneira efetiva;
  4. Definir requisitos de transição, incluindo capacidades necessárias;
  5. Validar a solução; e,
  6. Avaliar desempenho da solução.

Babok mindmap

Figura 2 – Mapa mental do Guia BABOK 2.0 (Fonte: www.alexandretravassos.com.br)

Além das seis áreas do conhecimento, o Guia BABOK traz um conjunto de competências fundamentais ou de apoio, que são comportamentos, conhecimentos e outras características para apoiar a análise de negócios.

As competências de apoio são:

  • Pensamento analítico e solução de problemas: Pensamento criativo, tomada de decisão, aprendizado, resolução de problemas e pensamento sistêmico;
  • Características de comportamento: Ética, organização pessoal e confiabilidade;
  • Conhecimento de negócios: Princípios e práticas de negócios, conhecimento da indústria, conhecimento da organização, conhecimento da solução;
  • Habilidades de comunicação: Comunicações verbais, ensino, comunicações escritas;
  • Habilidades de interação: Facilitação e negociação, liderança e influência, trabalho em equipe;
  • Aplicações de software: Aplicações de propósito geral, aplicações especializadas.

As ferramentas são:

  • Definição do Critério do Aceite e Avaliação
  • Benchmarking
  • Brainstorming
  • Análise de Regra de Negócio
  • Dicionário de Dados e Glossário
  • Diagrama de Fluxo de Dados
  • Modelagem de Dados
  • Análise de Decisão
  • Análise de Documentação
  • Estimativa
  • Grupo de Foco
  • Decomposição Funcional
  • Análise de Interfaces
  • Entrevistas
  • Processo de Lições Aprendidas
  • Métricas e Indicadores Chave de Desempenho
  • Análise de Requisitos Não-Funcionais
  • Observação
  • Modelagem da Organização
  • Rastreamento de Problemas
  • Modelagem de Processo
  • Prototipação
  • Workshops de Requisitos
  • Análise de Riscos
  • Análise da Causa Raiz
  • Cenários e Casos de Uso
  • Modelagem de Escopo
  • Diagramas de Sequência
  • Diagramas de Estado
  • Revisões Estruturadas
  • Pesquisas/Questionários
  • Análise SWOT
  • User Stories
  • Avaliação de Fornecedores

Para aqueles que desejarem saber mais sobre Análise de Negócios, além do Guia BABOK 2.0, temos também o BPM CBOK (Association of Business Process Management Professionals). Também existem bons livros e referências sobre o assunto.

Na próxima semana, discutiremos soft skills e o poder do hábito. Como criar uma equipe de alto desempenho? Não percam!

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