Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Aplicando o Caminho Crítico Completo

17 05 2014

Após longos debates em diferentes listas de discussão  (enquanto alguns pensam que estamos apenas tratando da semântica de um termo), esta postagem descreve a importância e aplicação do Caminho Crítico Completo (CCC).

Não devemos confundir o CCC com o “Caminho Crítico” na aplicação do termo para o “Método do Caminho Crítico” (CPM), ou para o “Método do Caminho Crítico de Recursos” (RCP) ou mesmo em “Corrente Crítica” (CCPM).

O CCC é sinônimo de “Caminho Crítico do Projeto“, ou “A sequência mais longa de um projeto, do seu início ao término, que determina o menor prazo de um projeto“.

Exemplos de como o CCC é diferente da pura aplicação do termo “Caminho Crítico” estão neste link.


Para os exemplos a seguir, acesse o arquivo original em MPP por este link: http://1drv.ms/1jqcexL

1. Identificando o Caminho Crítico (CPM)

1. Onde Está o Caminho Crítico Completo ?

1. Caminho Crítico CPM: Onde Está o Caminho Crítico Completo ?

A ilustração (1) contém um Cronograma com apenas 16 atividades que foram inicialmente relacionadas entre si em função de uma rede lógica (Método do Caminho Crítico). Para cada atividade de programação, temos uma atividade de testes correspondente. Durações e recursos forma adicionados também a este cronograma.  Após a sua elaboração também foi gravada uma Linha de Base.

Embora o software nos calcule as datas de início e término (15/04/2014 a 21/04/2014), ao ativarmos o “Gantt de Controle” que deveria nos mostrar:

  •  Atividades em suas datas atuais (em azul ou vermelho)
  • Atividades em suas datas originais (linha de base, em cinza);
  • Caminho Crítico (atividades em vermelho)

No entanto, ao examinarmos o conjunto de atividades “em vermelho”, nós não conseguimos atender a definição de Caminho Crítico do Projeto, ou Caminho Crítico Completo:

  •  “A sequência mais longa de um projeto, do seu início ao término, que determina o menor prazo de um projeto

Isso ocorre pois – embora o software nos permita calcular o cronograma com base a disponibilidade de recursos – neste caso ele nos apresenta o “caminho crítico” calculado exclusivamente pelo CPM (Critical Path Method, ou Método do Caminho Crítico).

 Na concepção original de CPM, o “caminho crítico é a sequência de atividades com folga zero”, de tal forma com que o atraso em uma de suas atividades representem um atraso no projeto. Pelo o que podemos observar na aplicação do método em um cronograma nivelado por recursos, o caminho apresentado é composto exclusivamente pelas atividades 21 e 23, que tem “folga” ou “margem de atraso total” igual a zero.

2 – Identificando o Caminho Crítico (RCP)

2 - Caminho Crítico em RCP (Resource Critical Path)

2 – Caminho Crítico RCP (Resource Critical Path): Onde está o Caminho Crítico Completo?

Ao analisarmos as mesmas atividades em uma ferramenta que seja capaz de identificar folgas em função de nivelamento de recursos (Spider Project e Primavera são duas sugestões),  podemos verificar que temos mais algumas atividades que deveriam pertencer ao Caminho Crítico do Projeto.

No entanto, nesta solução de nivelamento que foi realizada no MS-Project e transferida para o Spider, temos dois elementos fundamentais que indicam que pode haver uma oportunidade de otimização deste cronograma: A folga total e a folga total de data de término.

A existência de atividades com folga, quando estamos buscando identificar o Caminho Crítico Completo, pode ser um indicativo de:

A) Dependência externa: Uma restrição do tipo “Não Inciar Antes de”, indicando uma necessidade externa (uma autorização de trabalho, por exemplo).

B) Pontos de melhoria no nivelamento: Em redes adequadamente fechadas e sem dependências externas, normalmente estas folgas podem significar uma oportunidade para se criar um cronograma melhorado (otimizado), onde a reorganização das atividades (sempre respeitando a lógica CPM e os recursos) eventualmente poderão reduzir o prazo final do projeto.

Para tal otimização, precisamos então entender que:

A) O Caminho Crítico Completo de um projeto pode conter folgas que não são processadas nem pelo CPM e nem pelo RCP;

B) Que as situações com folga em projetos calculados com o RCP são extremamente raras (impactos de dependências externas);

C) O projeto em questão, por não ter dependências externas, deve possuir uma solução otimizada na distribuição de atividades de tal forma com que se possa identificar um Caminho Crítico Completo de folga zero.

3 – Identificando o Caminho Crítico Completo com folga zero

Nivelamento de recursos é uma operação que não possui uma solução matemática – como é o caso do CPM; são necessárias iterações diversas dos softwares em “tentativa e erro” até encontrar uma solução melhorada para uma rede qualquer.

Utilizando então alternativas de nivelamento das atividades, para estas mesmas 16 atividades foi possível encontrar a seguinte solução:

3 - O Caminho Crítico Completo

3 – O Caminho Crítico Completo

É possível agora identificar um conjunto de atividades que de fato atendem as prerrogativas do Caminho Crítico do Projeto:

  • A) Determinam o Caminho Mais Longo;
  • B) Determinam a Data de Início do Projeto;
  • C) Determinam a Data de Término do Projeto;
  • D) Determinam a Menor Duração Possível do Projeto.

A solução otimizada para este cronograma – que antes era de 5 dias de duração – é de 4,5 dias.  Neste caso, a redução da duração total é de 10% e para identificar que existia esta possibilidade, foi necessário entendermos que nas soluções anteriores, uma ou mais condições acima não estavam sendo respeitadas.

4 – O Caminho Crítico Completo identificado no MS-Project

A partir do arquivo do MS-Project disponibilizado nesta postagem, se o usuário reorganizar as atividades conforme as recomendações descritas em laranja abaixo, será possível obter um cronograma final com o Caminho Crítico Completo e com a redução da duração total, sem conflito de horários para os recursos aplicados ao projeto.

4 - O Caminho Crítico Completo identificado no MS-Project

4 – O Caminho Crítico Completo identificado no MS-Project

Na ilustração:

  • Em azul: Atividade não-crítica (não pertence ao Caminho Crítico Completo)
  • Em laranja: Atividade crítica (pertence ao Caminho Crítico)
  • Em Cinza: Linha de Base (solução anterior)
  • Data Inicial: Conforme planejado, em 15/04/2014 as 09:00
  • Data Final: Otimizada em 0,5 dias, reduzindo de 21/04/2014 as 18:00 para 21:04/2014 as 9:00

Conclusões

Após calorosos debates em distintas listas e eventos, neste documento temos elementos de aplicação direta do entendimento do conceito de que o “Caminho Crítico Completo” é de fato uma ferramenta mais ampla e distinta do “Caminho Crítico” como tradicionalmente calculado pelo Método do Caminho Crítico (CPM).

Para verificarmos que folgas neste Caminho Crítico Completo podem eventualmente ser convertidos em uma melhoria do cronograma em termos de duração final, precisamos antes de mais nada reconhecer que existe um Caminho Crítico Completo que – independente de qualquer cálculo de folgas – deve ser iniciado no primeiro dia do projeto e deve ter uma sequência que garante o maior caminho do projeto, o seu menor prazo e a sua data final.

Assim, embora a máxima “O Caminho Crítico é o conjunto de atividades com folga zero” seja verdadeira para o CPM, não podemos nos contentar com “o Caminho Crítico Partido” (como ilustrado nas figuras 1 e 2) e devemos sempre identificar o conjunto de atividades que atende o Caminho Crítico Completo (clique no link para outra postagem relacionada!)

Baixe o arquivo MS-Project utilizado nesta postagem por este link: http://1drv.ms/1jqcexL – se não conseguir repetir a solução otimizada, escreva para mim para receber o MPP alterado conforme a ilustração (4) !!

Referências:

 http://pt.slideshare.net/petersmello/caminho-critico-por-recursos

– http://pt.slideshare.net/petersmello/corrente-crtica-abordagens-ccpm-e-sdpm

– http://pt.slideshare.net/petersmello/tcnicas-para-o-desenvolvimento-de-cronogramas


Escreva para petersmello@gmail.com

::: Autor do post