Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Curitiba vence Prêmio Prefeito Inovador

10 11 2011

Curitiba

Curitiba

A cidade de Curitiba (PR) foi a grande ganhadora do Prêmio Prefeito Inovador – ciclo 2011. Eleita Vencedora Nacionalpelos esforços empregados para a melhoria dos serviços oferecidos na área de educação, transporte, saúde e atendimento ao cidadão, a prefeitura da capital paranaense recebeu homenagem na terça-feira (8), em São Paulo.

Com laboratórios de informática instalados em todas as escolas do município, os investimentos em educação empregados pela prefeitura da capital renderam iniciativas que poderão se tornar referência para o Brasil. Exemplo disso é a criação do programa “Digitando o Futuro”, que disponibiliza para a comunidade a estrutura das escolas para promover atividades educacionais nos finais de semana e férias.

Nestes períodos, são ministrados cursos gratuitos de informática básica e módulos mais avançados, que ensinam princípios de hardware, noções de Linux, programação HTML e Windows. Todas as aulas são conduzidas por alunos de uma faculdade privada, que têm em sua grade curricular a matéria ‘Projeto Comunitário’, e por orientadores do Instituto Curitiba de Informática (ICI).

Responsável por abrigar uma das maiores redes municipais de bibliotecas do país, com 180 unidades já em funcionamento, Curitiba implantou em 44 destas, o projeto “Farol do Saber”. Os espaços de leitura que pertencem ao projeto contam com o acervo de mais de 7 mil livros e 10 computadores, com acesso gratuito à internet para a população.

Com aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, a capital paranaense está a frente também em outros setores. Com uso de softwares, criou o sistema eletrônico de saúde, que permite o agendamento de consultas e exames, além da visualização de prontuário eletrônico médico e odontológico em todas as unidades de saúde do município.

O bom uso de TI pode ser conferido ainda na disponibilização e captura de mais de 600 camadas de informações georreferenciadas do município, que permitem um maior controle do crescimento da cidade, e no uso do sistema de Business Intelligence, com análises de diferentes informações que ajuda na tomada de decisões da prefeitura. Ações como a criação da Sala de Gestão, que oferece maior agilidade dos processos durante o período de abertura de empresas, também estão entre as iniciativas pioneiras adotadas pela administração.

Com uma frota de três mil ônibus, os veículos contam com painéis informativos e GPS. O equipamento permite o monitoramento e a sincronização semafórica do município, que se destaca ainda pela criação e manutenção do Portal de Serviços, mantido pela prefeitura e pelo Sistema 156, que disponibiliza informações aos cidadãos.

O prêmio

Com a proposta de estimular o uso das ferramentas de TI na prestação de serviços públicos de qualidade e estimular o compartilhamento de boas práticas de gestão, o Prêmio Prefeito Inovador reconheceu, na 1ª edição em 2009, a cidade de São Carlos (SP). No ano passado, foi a vez de Maringá, que inclusive venceu cidades maiores, como Rio de Janeiro e Campo Grande, por suas práticas de excelência na prestação de serviços de saúde e educação aos cidadãos.

::: Autor do post